OS PRINCÍPIOS RELIGIOSOS NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.23925/1980-8305.2019.i1p124-137Palabras clave:
Ensino Religioso, educação pública, opinião, concepções e fundamentos.Resumen
A temática escolhida para este artigo gira em torno da presença dos princípios religiosos na educação pública em vista da vida social à luz das concepções do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER) e teorias filosófico - teológicas, tendo como corpus a opinião pública de sujeitos envolvidos em assuntos educacionais. Sendo assim, visa discorrer sobre o Ensino Religioso na educação pública conhecido como Ensino Religioso Escolar nos seguintes aspectos: concepções atuais sobre este tema, opinião pública, sobretudo a de sujeitos diretamente ligados ao processo educacional, histórico de fundamentos do tema e propostas existentes para esta prática pedagógica bem como discussões a respeito do valor curricular desta disciplina diante da polêmica levantada pela inserção dela no currículo, tendo em vista a natureza do Estado e a realidade sócio-política.Citas
BRANDENBURG, Laude. A interação pedagógica no Ensino Religioso. São Leopoldo: Sinodal, 2004.
CARVALHO, Joaquim de. “A Igreja e as novas bases do ensino”. In: http://www.joaquimdecarvalho.org/artigos/artigo/184-II.-A-Igreja-e-as-novas-bases-do-ensino. Acesso em abril de 2018.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE BISPOS DO BRASIL, Diretório Nacional de Catequese. São Paulo: Paulinas, 2005.
COSTA, M., Catequese e educação dos indígenas na colônia. Maringá: UEM, 2009.
COSTA, Fátima. “Ensino confessional e plural”. In. Jornal Testemunho de fé. Rio de Janeiro: Arquidiocese do Rio de Janeiro, nº 1045, 2018.
FISCHMANN, Roseli. “O Ensino Religioso gera polêmica nas escolas brasileiras”. In: https://noticias.gospelmais.com.br/ensino-religioso-gera-polemica-nas-escolas-brasileiras.html. Acesso em dezembro de 2017.
FISCHMANN, Roseli. “Escola pública não é lugar de Religião”. In: https://www.geledes.org.br/roseli-fischmann-escola-publica-nao-e-lugar-de-religiao/. Acesso em dezembro de 2017.
JUNQUEIRA, Sérgio. O processo de escolarização do ensino religioso no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2002.
POZZER, Adecir. “Concepções do Ensino Religioso no Fonaper”. In: Diversidade Religiosa e Ensino Religioso no Brasil. Florianópolis: Nova Harmonia, 2010.
RAMALHO, Ramalho. “STF convida entidades para discutir Ensino Religioso nas escolas”. In: http://g1.globo.com/educacao/noticia/2015/03/stf-convida-entidades-para-discutir-ensino-religioso-em-escolas-publicas.html. Acesso em março de 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia de Atribución Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, para publicar en un repositorio institucional o como un capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Se permite y se alienta a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado.