DESEJO DE CONTINUAR A SER VIVO
Mots-clés :
santo, morte, imaginárioRésumé
Através das crenças, o devoto tenta superar o medo da morte, responder ao quem sou eu neste novo mundo distante do seu. Ele parece perder a noção de tempo e espaço, de identidade e sentido, num lugar que não lhe cabe. Destarte, através dos experimentos religiosos, busca um olhar que o note e uma voz que diga quem ele é neste mundo real, para isso, invoca os seres celestiais, sua busca primeira, a última saída. O mundo real é um sofrimento, onde se promove perdas e vazios, dispersões e confrontos, uma ameaça ao desejo de continuar vivo. Insurge então uma inversão para não morrer: sair deste mundo real e entrar no imaginário.Téléchargements
Comment citer
João Soares de Oliveira, M. (2013). DESEJO DE CONTINUAR A SER VIVO. Último Andar, (19), 9–16. Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/ultimoandar/article/view/13301
Numéro
Rubrique
Artigo
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.