REPRESENTAÇÕES DO POETA POPULAR: UMA MEDIAÇÃO DA MORTE
Mots-clés :
Ariano Suassuna, poeta popular, mediação, experiência religiosa.Résumé
Este artigo resulta de pesquisa bibliográfica e teórica sobre a obra dramática de Ariano Suassuna e pretende, por meio da análise das representações do poeta popular, considerado portador da voz e do imaginário popular, compreender a dimensão social e existencial da morte no teatro de Suassuna. Demonstraremos que o poeta popular, representado em seu teatro, objetiva um conhecimento sobre o transcendente que é fundamentado na experiência coletiva do povo sertanejo, por meio do qual este procura resistir ao absurdo que ameaça a vida.Téléchargements
Comment citer
Santana Pimentel, C. (2013). REPRESENTAÇÕES DO POETA POPULAR: UMA MEDIAÇÃO DA MORTE. Último Andar, (19), 17–27. Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/ultimoandar/article/view/13302
Numéro
Rubrique
Artigo
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.