A FESTA DAS ALMAS: O CULTO AOS ANCESTRAIS NO NEOPAGANISMO
Mots-clés :
Neopaganismo, Ancestralidade, Novos Movimentos ReligiososRésumé
Em linhas gerais, Neopaganismo é o conjunto de práticas que buscar reviver tradições religiosas antigas no mundo moderno. Algumas características aproximam essas práticas, como o resgate do culto a divindades pré-cristãs, o entendimento da natureza como sagrada e um corpo litúrgico voltado para celebrações sazonais. Além disso, essas religiões honram e cultuam a ancestralidade. O presente trabalho propõe analisar como se dá o culto aos ancestrais nas tradições religiosas neopagãs a partir das etnografias do festival pagão Samhain, que celebra a morte, a chegada do inverno e os espíritos antigos, em duas distintas vertentes do Neopaganismo: a primeira é um coven, ou grupo de bruxaria, da Wicca; e a segunda trata-se de um grupo auto-intitulado “tradição ítalo-godélica”, que busca reviver práticas sociais e religiosas dos povos celtas.Téléchargements
Comment citer
de Castro, D. T. (2016). A FESTA DAS ALMAS: O CULTO AOS ANCESTRAIS NO NEOPAGANISMO. Último Andar, (28), 125–140. Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/ultimoandar/article/view/29744
Numéro
Rubrique
Artigo
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.