A TIPOLOGIA DE JUNG E A ATITUDE RELIGIOSA MODERNA
DOI :
https://doi.org/10.23925/1980-8305.2017.i30p314-331Mots-clés :
Personalidade, Introversão e Extroversão, Psicologia e Religião, Psicologia AnalíticaRésumé
O presente artigo visa realizar uma articulação teórica tendo como ponto central os tipos psicológicos propostos pela Psicologia Analítica e sua relação com as considerações a respeito da atitude religiosa ocidental. Definimos a atitude religiosa ocidental sendo extrovertida, cujo desenvolvimento permitiu o avanço técnico, também contribuindo para o mal-estar atual devido à unilateralidade da extroversão. A atitude religiosa introvertida é examinada partindo do próprio ocidente, sendo expressa a partir da gnose e da alquimia. A crítica de Jung à busca pela espiritualidade oriental encontra-se em sua dinâmica tipológica, onde a introversão ocidental se apresenta como possível solução ao mal-estar atual.Téléchargements
Publiée
2017-10-07
Comment citer
Mamede, A. Z., Valente, A. G., & Serbena, C. A. (2017). A TIPOLOGIA DE JUNG E A ATITUDE RELIGIOSA MODERNA. Último Andar, (30), 314–331. https://doi.org/10.23925/1980-8305.2017.i30p314-331
Numéro
Rubrique
Artigo
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.