AS CIÊNCIAS DA RELIGIÃO : PERSPECTIVAS DE APLICABILIDADE NA EDUCAÇÃO SOCIOPOLÍTICA E NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
DOI :
https://doi.org/10.23925/1980-8305.2018v1i1p181-194Mots-clés :
ciências da religião, ciência prática da religião, educação sociopolítica, relações internacionais.Résumé
O estudo científico da religião apresenta sua consolidação e legitimidade, principalmente, nas Ciências da Religião. Esta área de conhecimento apresenta um caráter flexível e plural de estudo das diversas religiosidades, em seu caráter tradicional e dinâmico. Presentes nas Ciências da Religião, encontram-se o estudo teórico e, também, a aplicabilidade do produto do referido estudo. Assim, as Ciências da Religião e esta aplicabilidade se mostram relevantes no cenário mundial atual. Cenário este permeado por pluralidades, encontros e trocas em dinamismos globalizantes. Da mesma forma, destacam-se conflitos e tensões religiosas, tanto em âmbito global, quanto em âmbito local, no caso, o brasileiro. Diante deste cenário, o artigo propõe uma reflexão sobre possibilidades deste estudo teórico ser aplicado na educação sociopolítica e nas relações internacionais.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.