HIBRIDEZ E CIRCULARIDADE CULTURAL NA CONFIGURACÄO DE UMA CURANDEIRA

O CASO DE SÁ MARIINHA DAS TRÉS PONTES

Auteurs

  • Adilson S. Mello Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mots-clés :

cultura, religiosidade, sincretismo, catolicismo popular

Résumé

O presente artigo tem como objetivo estudar o caso de Sá Mariinha das Três Pontes. Curandeira e vidente, morta em 1959, Sá Mariinha tornou-se um fenômeno devocional na cidade de Cunha, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo. O estudo deste caso permitiu- nos organizar uma interpretação das relações simbólicas e o futuro desta religiosidade, no contexto sociocultural do Município de Cunha. Procuramos refletir sobre como aquela população, ligada a um catolicismo popular, consegue articular seu campo simb61ico, fazendo apenas as concessões necessárias para a sobrevivência de sua cultura. Concluímos que o grau de aceitação da curandeira se estendeu na proporção das relações culturais que ela estabeleceu, não somente com mundo do imaginário religioso, mas também com o das relações de poder existentes no Município de Cunha. Muitas vezes as duas formas de poder caminhavam de mãos dadas dentro de uma mesma personagem ou instituição. Maria Guedes é o nome da personagem central deste trabalho. Nascida a 18 de junho de 1882, era filha de Benedito Guedes dos Santos e Francisca Maria da Conceição. Com treze anos sua família se estabelece no Bairro das Três Pontes, região do bairro do Jacuí. É aí que começa sua história como importante personagem dentro do contexto da religiosidade popular do atual município de Cunha.

Références

BRANDÃO, C. R. Os deuses do povo. São Paulo: Brasiliense, 1987. BRANDÃO, C. R. A partilha da vida. São Paulo: Cabral Editora, 1995.

DAMATTA, Roberto. Conta de mentiroso: sete ensaios de antropologia brasileira. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.

GINSBURG, C. História noturna: decifrando o Sabá. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1989.ORTIZ, Renato. A consciência fragmentada: ensaios de cultura popular e religião.

Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

OLIVEIRA, Elda R. Doença, cura e benzedura: um estudo sobre o ofício da benzedeira em Campinas. IFCH/Unicamp, dissertação de mestrado, 1983.

PRADO, Rosane Manhães. Benzimento e oração: estudo da ética dos benzedores em Cunha. Rio de Janeiro: Museu Nacional/UFRJ, 1987.

SHIRLEY, Robert W. O fim de uma tradição. São Paulo: Perspectiva, 1971.

SOUZA, Sílvia de Luz. A recomendação das almas. Estudo de uma devoção popular no sul

de Minas Gerais. Dissertação de mestrado em Ciências da Religião. PUC-SP, 1997.

VAINFAS, Ronaldo. A heresia dos índios: catolicismo e rebeldia no Brasil colonial. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

VELOSO, João J. Oliveira. Sá Mariinha das Três Pontes: Maria Guedes, curandeira e vidente. Cunha: Centro de Cultura e Tradição de Cunha, 1994.

WEBER, Max. Economia e sociedade. Universidade Federal de Brasília, 1980.

WILLEMS, Emílio. Cunha: Tradição e transição em uma cultura rural do Brasil. São Paulo: Secretaria da Agricultura, 1947.

Téléchargements

Publiée

2024-08-05

Comment citer

Mello, A. S. (2024). HIBRIDEZ E CIRCULARIDADE CULTURAL NA CONFIGURACÄO DE UMA CURANDEIRA: O CASO DE SÁ MARIINHA DAS TRÉS PONTES. Último Andar, 2(2), 39‑67. Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/ultimoandar/article/view/67776

Numéro

Rubrique

Artigo