A MORTE DE DEUS EM ´ASSIM FALOU ZARATUSTRA´
Mots-clés :
Nietzsche, Morte de Deus, Assim falou Zaratustra, Eterno RetornoRésumé
O ensinamento do Eterno Retorno é o ponto central não só da obra específica Assim Falou Zaratustra, mas da obra nietzschiana como um todo. Nesse sentido, ele se encontra como um pensamento final que fora preparado ao longo dos trabalhos do filósofo alemão. Revisando a totalidade de seu pensamento no intuito de compreender de que maneira se chega a esta concepção fundamental, quais são as linhas do desenvolvimento do pensamento que tem o Eterno Retorno como ponto de chegada e mesmo como significado, constata-se que é o evento da Morte de Deus o fenômeno base para a ascensão do super-homem, do destino que é resultado de uma vontade, do Amor Fati e da aceitação do Eterno Retorno. Uma vez que se constata ser a Morte de Deus o que condiciona os outros temas da filosofia de Nietzsche e mesmo sua estrutura, o presente artigo tem como intuito explanar sobre as evidências deste evento na obra Assim Falou Zaratustra, na qual o protagonista é dito o profeta do Eterno Retorno, mas ele só o é uma vez que Deus está morto.Téléchargements
Comment citer
Grunewald, A. (2016). A MORTE DE DEUS EM ´ASSIM FALOU ZARATUSTRA´. Último Andar, (28), 275–287. Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/ultimoandar/article/view/29797
Numéro
Rubrique
Artigo
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.