ANÁLISE PSICOSSOCIAL DA RELIGIÃO COMO UM DOS FUNDAMENTOS POLÍTICOS DAS AÇÕES COLETIVAS NO BRASIL: A MÍSTICA DO MST
Parole chiave:
religião, política, núcleo ideológico, crenças, mística.Abstract
para iniciar nossa discussão a respeito da religião e da política, destacamos a importância do estudo do cotidiano para compreendermos os vários processos psicossociais que se estabelecem e originam posicionamentos, crenças e ações coletivas, objetos de estudo e análise da psicologia social e de outras ciências. Para melhor entender a dinamicidade da religião, enfocaremos algumas dimensões a serem analisadas no decorrer desse texto, a saber: religião: instituição; religião: núcleo ideológico; religião: crenças e práticas; religião: mística. Essa análise nos permitirá verificar que a relação entre religião e política no cotidiano nos faz deparar com a contradição de ora servir para emancipar, ora alienar as pessoas assim como a maioria dos fenômenos político-religiosos.Downloads
Come citare
Lara Junior, N. (2013). ANÁLISE PSICOSSOCIAL DA RELIGIÃO COMO UM DOS FUNDAMENTOS POLÍTICOS DAS AÇÕES COLETIVAS NO BRASIL: A MÍSTICA DO MST. Último Andar, (15), 26–42. Recuperato da https://revistas.pucsp.br/index.php/ultimoandar/article/view/13180
Fascicolo
Sezione
Artigo
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.