Reflexões sobre o proceso de individuação de Jó
Parole chiave:
individuação, inconsciente, sombra, Si-mesmoAbstract
O objetivo deste artigo é refletir sobre o processo de individuação vivenciado pelo personagem bíblico Jó. A análise parte da psicologia junguiana e busca compreender as etapas da individuação de Jô percorrendo símbolos e situações simbólicas ao longo dos versículos do texto bíblico. A grande questão a responder é sobre o sentido do sofrimento de Jó e o aspecto que intriga é a convicção que ele tem de sua inocência. Jó só consegue superar o sofrimento quando reconhece sua sombra e as imagens monstruosas guardadas no inconsciente. O sofrimento e a queda são os condicionantes para que Jó experiencie o processo de individuação. O ego reconhece que é menor que o Si-mesmo e Jó pode reconstituir sua vida.Downloads
Come citare
de Abreu Araujo da Silva, R. (2013). Reflexões sobre o proceso de individuação de Jó. Último Andar, (16), 64–72. Recuperato da https://revistas.pucsp.br/index.php/ultimoandar/article/view/13266
Fascicolo
Sezione
Artigo
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.