O PROCESSO DE CURA: O DIFERENCIAL ENTRE CURE E HEALING NO FAZER NATUROLÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.23925/1980-8305.2017.i30p289-313Parole chiave:
Naturologia, Espiritualidade, Processo de cura, Healing, CureAbstract
O presente artigo tem por finalidade compreender e definir qual o sentido de cura que é empregado no fazer naturológico de modo a identificar seus mecanismos operacionais com base no comparativo entre os processos de healing e cure. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, exploratória, fundamental e de caráter bibliográfico secundário. A partir das informações levantadas durante o estudo, constatou-se que, dentro do fazer naturológico, o sentido de cura está relacionado a uma visão integral do Ser, em que se faz necessária uma abordagem que integre tanto os aspectos da realidade consensual quanto os da não consensual, que se traduzem pela observação das manifestações física, mental, emocional e espiritual e pelo sentido de unidade; entendendo cura como uma experiência pessoal, subjetiva que se manifesta dentro de “limites” estabelecidos pela própria consciência, com vistas à autorrealização. Assim sendo, a cura no fazer naturológico pode ser operacionalmente definida como healing, já que procura levar o interagente, a partir de sua própria experiência, a transcender a dor e o sofrimento ao lidar com seus próprios limites.Downloads
Pubblicato
2017-10-07
Come citare
Alves, I. F. B. de O., Marimon, R. G., & de Medeiros, G. M. da S. (2017). O PROCESSO DE CURA: O DIFERENCIAL ENTRE CURE E HEALING NO FAZER NATUROLÓGICO. Último Andar, (30), 289–313. https://doi.org/10.23925/1980-8305.2017.i30p289-313
Fascicolo
Sezione
Artigo
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.