DEVOÇÃO E SOLIDARIEDADE NO CÍRIO DE NAZARÉ EM BELÉM DO PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.23925/1980-8305.2018v1i1p60-78Parole chiave:
Círio de Nazaré, devoção, solidariedade, Assembleia de Deus.Abstract
Este artigo buscou analisar como a devoção mariana mobiliza e sensibiliza a solidariedade, especialmente aquela dispensada aos devotos durante a festividade do Círio de Nazaré em Belém do Pará, que tem o seu ápice na procissão de abertura realizada no segundo domingo de outubro. Essa solidariedade vem se tornando notável na festividade com a participação da Igreja Assembléia de Deus localizada no percurso da procissão principal. Dessa forma, este estudo foi desenvolvido com base na pesquisa bibliográfica e na observação participante, a fim de compreender melhor alguns aspectos da solidariedade manifestada pela Assembleia de Deus, apesar de não ser exclusiva desta, que ao mesmo tempo em que oferece cuidados, alimentação e acolhimento aos devotos e romeiros fadigados durante a procissão, apropriam-se de alguns objetos simbólicos da festividade e o momento oportuno para mostrarem porque se fazem presentes.Downloads
Pubblicato
2018-05-05
Come citare
Oliveira dos Santos, R. (2018). DEVOÇÃO E SOLIDARIEDADE NO CÍRIO DE NAZARÉ EM BELÉM DO PARÁ. Último Andar, (31), 060–078. https://doi.org/10.23925/1980-8305.2018v1i1p60-78
Fascicolo
Sezione
Dossiê
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.