TEOPOÉTICA – UM CAMPO DE PESQUISA PARA OS CIENTISTAS DA RELIGIÃO?
DOI:
https://doi.org/10.23925/1980-8305.2019.i1p138-165Parole chiave:
Teopoética, Ciências da Religião, Epistemologia e Metodologia, Religião e Literatura.Abstract
Este artigo visa uma reflexão epistemológica e metodológica para a área das Ciências da Religião acerca das pesquisas que envolvem a literatura como fonte de reflexões sobre as diversas manifestações dos fenômenos religiosos. A metodologia utilizada foi o levantamento bibliográfico, por meio de busca online, das produções que tratam da temática em periódicos da área Ciências da Religião e Teologia, bem como das teses e dissertações em Ciências da Religião que abordam a relação entre religião e literatura. Encontramos, nesse levantamento, diversos trabalhos nos quais se discute teologia e literatura. Entretanto, percebemos uma carência de reflexões epistêmico-metodológicas que buscassem relacionar religião e literatura sob o viés das Ciências da Religião. Dessa forma, apresentaremos os dados levantados e as reflexões originadas a partir desses dados, buscando responder às seguintes questões: qual o cenário das produções de artigos relacionadas às pesquisas em teopoética no contexto brasileiro? Como esse campo tem sido trabalhado nas dissertações e teses doutorais relacionadas aos programas brasileiros de pós-graduação em Ciências da Religião? Em que medida podemos pensar numa construção de ordem epistêmico-metodológica nas pesquisas em teopoética a partir das Ciências da Religião? As pesquisas em teopoética realizadas por cientistas da religião têm trazido perspectivas dessa ordem?
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.