A “CURA” DO DESESPERO EM KIERKEGAARD
DOI:
https://doi.org/10.23925/1980-8305.2020v23i35a7Parole chiave:
Existência, Desespero, Pecado e SalvaçãoAbstract
O respectivo artigo destina-se a explicar e refletir sobre os conceitos de existência, desespero e salvação no pensamento do filósofo S. A. Kierkegaard. Perceber-se-á, que os mesmos, situam-se entre os âmbitos filosófico e teológico, uma vez que o fio condutor de sua obra, é a tentativa de responder à pergunta: “como eu me torno cristão? Desse modo, a descrição dos conceitos aqui apresentados, estão atrelados, de maneira intrínseca, ao modo de relacionamento do indivíduo com o Deus ou com a ideia de Deus. Entretanto, a chamada “cura” do desespero humano, será a princípio entendida – não simplesmente como um fenômeno paliativo de caráter imagético- religioso, mas sim, como um processo existencial que determina a constituição do Eu.
Riferimenti bibliografici
FERRO, Nuno, & CARVALHO, Mário Jorge de. “Notas e Posfácio”. Em KIERKEGAARD, S. Adquirir a sua alma na paciência. Lisboa: Assírio & Alvim, 2007, pp. 37-316. FERRO, N. Estudos sobre Kierkegaard. São Paulo: LiberArs, 2012.
KIERKEGAARD. S. A. O Desespero Humano. Trad. de Adolfo Casais Monteiro. São Paulo: Editora da UNESP, 2010.
¬KIERKEGAARD. S. A. As obras de Amor. Trad. de Álvaro L. M. Valls. Petrópolis-RJ; Bragança Paulista-SP: Vozes; Editora Universitária São Francisco, 2005.
KIERKEGAARD. S. A. A Repetição. Trad. de José Miranda Justo. Lisboa: Relógio D’Água, 2009.
KIERKEGAARD. S. Migalhas Filosóficas ou um bocadinho de filosofia de João Clímacus. Trad. de Ernani Reichmann e Álvaro Valls. Petrópolis- RJ: Vozes, 2011.
KIERKEGAARD, S. Adquirir a sua alma na paciência. Trad. N. F. Carvalho. Lisboa: Assírio & Alvim, 2007.
LEÃO, J. O. Interface entre Literatura e Filosofia: a pseudonímia como estratégia de criação literária em Kierkegaard. Revista Espaço Acadêmico. n. 127, dezembro 2011, p. 95-103.
OLIVEIRA, M. A. (In) Tensões Críticas no e do Interior do Pensamento Kierkegaardinao ou o Filosofar encravado numa Filosofia Abstrata. Tese de Doutorando. Universidade de São Paulo (USP), 2009.
PAULA, M. G. O indivíduo e a comunidade em Kierkegaard. São Paulo: Editora Paulus, 2009.
SILVA, E. G. Kierkegaard e Tillich: caminhos que se abrem. Revista Correlatio. n. 26, dezembro 2014, p. 109-136.
SOUZA, H. A. Q. Kierkegaard sob a Perspectiva de Otto: O Instante e o Numinoso. Revista Pandora Brasil – Número 23, outubro de 2010, p. 25-36.
VALLS, A. L. M. Apresentação. In. Migalhas Filosóficas ou um bocadinho de filosofia de João Clímacus. Trad. de Ernani Reichmann e Álvaro Valls. Petrópolis- RJ: Vozes, 2011.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.