Moralidade e religião em "O príncipe de Maquiavel".
DOI:
https://doi.org/10.23925/1980-8305.2021v24i37a4Parole chiave:
Religião, igreja, moralidade, políticaAbstract
“O Príncipe”, de Maquiavel, é um livro ímpar, cuja relevância política e literária é reconhecida ainda atualmente. Visando aconselhar aquele que atua na gerência de uma nação, em contexto monárquico, o autor discorre, de forma realista, direta e alheia a sentimentalismo ou ética humanista, acerca de elementos que se relacionam com o objetivo máximo da atuação política: a busca pela obtenção e manutenção do poder. Nesse contexto, Maquiavel trata acerca da Religião – enunciada mediante a figura da Igreja – e da Moral, proporcionando uma leitura, a seus moldes, dessas instituições. O presente trabalho busca explorar a forma como o autor florentino compreende tais instituições no âmbito da atuação política, por meio da leitura de “O Príncipe”. Desse modo, será feita exposição contextual acerca do autor, da obra e de seu público, dando espaço para uma análise da ética e da moralidade da Política, bem como da qualidade política da Igreja.
Riferimenti bibliografici
BERRIEL, Carlos Eduardo. Literatura e sociedade: O Príncipe de Maquiavel. 12 mar. 2019, 11 jun. 2019. 15 p. Notas de Aula.
CARDOSO, Fernando Henrique. Maquiavel eterno. In.: O Príncipe. Nicolau Maquiavel, 11-22. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2010.
GRAFTON, Anthony. Introdução. In.: O Príncipe. Nicolau Maquiavel, 23-44. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2010.
MANGERONA, Sílvia. Maquiavel e a Religião: O Temor a Deus Como Instrumento Político. Revista Lusófona de Ciência Política, Segurança e Relações Internacionais. 13 (4): 135-145, 2013.
MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2010.
SOUSA, Vimerson Araújo de. A relação entre política e religião em Maquiavel. Cadernos Espinosanos. 32: 237-266, 2015.
TEIXEIRA, Carlos Flávio. Teologia e filosofia. Engenheiro Coelho, SP: Academia Teológica, 2015.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.