Crônica de notícia e crônica do cotidiano: duas modalidades de um gênero

Autores

  • Milton Gabriel Junior Pontifícia Universidade Católica. Universidade Paulista.

Palavras-chave:

Linguística Textual, Análise Crítica do Discurso, Crônica jornalística, Crônicas de notícias e crônicas do cotidiano

Resumo

Este artigo tem por objeto verificar a organização textual das crônicas publicadas em jornais paulistanos, a fim de contribuir com os estudos sobre os textos denominados crônicas e colunas publicados em espaço reservado nos jornais paulistanos, uma vez que esses textos são inseridos e utilizados nos manuais didáticos. Contudo, não há distinção clara quanto a sua organização textual nem sua generecidade, que acarreta diversas interpretações no tocante a sua tipologia e sua conceituação dificultando sua interpretação, compreensão e produção. As análises estão fundamentadas na Linguística Textual e na Análise Crítica do Discurso com vertente sócio-cognitiva. Este estudo procurou identificar as características recorrentes dos conceitos postulados sobre a “crônica” e, a partir deles, descrever o esquema textual da crônica por categorias textuais, bem como suas regras de ordenação e buscar a compreensão das estratégias na construção textual da opinião. Os resultados apontam para uma renovação na maneira de se produzir crônicas na contemporaneidade, indicando haver dois tipos de crônicas, a saber: crônica do cotidiano e crônica de notícia, ambas da classe de texto argumentativo-opinativo.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Milton Gabriel Junior, Pontifícia Universidade Católica. Universidade Paulista.

Doutorando pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP.

linha de pesquisa : Texto e discurso nas modalidades oral e escrita

Professor-pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Ensino Português Língua Estrangeira (NUPPLE), ligado ao IP-PUC/SP (Instituto de Pesquisas Lingüísticas "Sedes Sapientiae" para Estudos do Português da PUC/SP).

Professor de Português Brasileiro: Língua e Cultura pelo Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão – COGEAE/PUC-SP.

Professor da Universidade Paulista e do Centro Universitario FMU

Downloads

Publicado

2013-05-28

Edição

Seção

Artigos