A PARÓDIA DE PROGRAMAS DE AUDITÓRIO COMO GÊNERO DE DISCURSO E RISO DE ZOMBARIA EM O SHOW DO ESTUPRA, DE MICHEL MELAMED

Autores

  • Ricardo Celestino PUCSP
  • Ramon Silva Chaves PUCSP

Palavras-chave:

Discurso, Programa de auditório na TV, Riso de zombaria

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar os efeitos de sentido que possibilitam o riso de zombaria no discurso em Show do Estupra, de Michel Melamed. O discurso selecionado faz parte do terceiro bloco do programa piloto da série televisiva Campeões de audiência, intitulado As Mais Belas Lágrimas, e tem como propósito o escárnio caricatural de programas de auditório sensacionalistas. Selecionamos como referencial teórico-metodológico as teorias de riso fundamentadas por Vladimir Propp, já que se mostram suficientes para a reflexão do cômico em nossa amostra de pesquisa. Compreender o discurso em análise como paródia nos faz refletir acerca dos sistemas de coerções que fundamentam o campo discursivo que se insere os programas de auditório consagrados, no Brasil, desde o início do século XXI como entretenimento popular.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-05-23

Como Citar

Celestino, R., & Chaves, R. S. (2014). A PARÓDIA DE PROGRAMAS DE AUDITÓRIO COMO GÊNERO DE DISCURSO E RISO DE ZOMBARIA EM O SHOW DO ESTUPRA, DE MICHEL MELAMED. Verbum, (6), 111–126. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/verbum/article/view/17895

Edição

Seção

Artigos