A CONSTRUÇÃO DA COERÊNCIA TEXTUAL POR MEIO DAS ANÁFORAS INDIRETAS NAS CARTAS PESSOAIS DE ALUNOS DA EJA

Autores

  • Miriã Soares Santos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, Linguística, Rferenciação

Resumo

Este artigo trata da coerência textual em cartas pessoais escritas por alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) por meio do uso de anáforas indiretas. A partir da escolha de uma carta, tem por objetivo analisar os processos referenciais utilizados por um aluno da EJA (6º ao 9º ano) para construir os objetos de discurso na dinâmica da produção do texto. Por meio de anáforas indiretas, os referentes são construídos para representar seu projeto de dizer, garantindo a progressão textual e a coerência do texto.

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Biografia do Autor

Miriã Soares Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Mestranda em Língua Portuguesa, professora de Língua portuguesa, atuando na Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Educação de Guarulhos, SP, revisora de textos e tradutora.

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Publicado

2016-07-31

Edição

Seção

Artigos