GÊNERO TEXTUAL RESENHA COMO OBJETO DE ENSINO: ANÁLISE DE UMA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM DO MATERIAL APOSTILADO DA REDE PÚBLICA PAULISTA

Autores

  • Paulo Roberto Barbosa PUC/SP

Palavras-chave:

Gênero Textual Resenha, Situação de Aprendizagem, Atividade Escolar, Caderno do Aluno de Língua Portuguesa, Ensino.

Resumo

Esta pesquisa tem por objeto de estudo uma Situação de Aprendizagem do Caderno do Aluno de Língua Portuguesa da 1ª série do ensino médio que tem como proposta a redação do gênero textual resenha. Os principais objetivos da investigação são descrever e analisar como o gênero resenha é concebido no apostilado da rede paulista. Discute-se ainda a relevância dos fatores sociais para construção do gênero e, por fim, conclui se a situação analisada traz uma proposta de ensino na perspectiva da Atividade Escolar ou Situação de Aprendizagem.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Paulo Roberto Barbosa, PUC/SP

Mestrando em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), sendo bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Possui graduação em Letras pela Universidade de Mogi das Cruzes (2006) e Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2012). Especializou-se em nível de pós-graduação lato sensu em Tecnologia em Educação a Distância pela Universidade Cidade de São Paulo (2013) e Psicopedagogia Institucional pela Universidade Cidade de São Paulo (2014). Exerce cargo de provimento efetivo como Gestor Escolar e Docente na Educação Básica.

Downloads

Publicado

2016-08-31

Edição

Seção

Artigos