A MODERNIDADE NA SYNTAXOLOGIA DA GRAMÁTICA ANALYTICA DE MAXIMINO MACIEL: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A PRIMEIRA E A OITAVA EDIÇÕES

Autores

  • Leonor Lopes Fávero PUC-SP
  • Ivelaine de Jesus Rodrigues Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP

Resumo

RESUMO

A partir do pressuposto de que as produções gramaticais brasileiras do século XIX deixaram de ser influenciadas somente pela orientação da corrente geral e filosófica e passaram a ser influenciadas também pela orientação da corrente científica, no período em que emergia o processo de gramatização, Maximino de Araújo Maciel publicou, em 1887, a Grammatica Analytica. Embasado nos fundamentos teórico-metodológicos da História das Ideias linguísticas, este trabalho tem como objetivos desenvolver um estudo comparativo entre a Grammatica Analytica e a Grammatica Descriptiva, com a finalidade de apontar a “modernidade” presente, de acordo com o que o próprio gramático sugere no prólogo da sua obra e analisar a syntaxologia, considerando tais teorias. Com essa análise, pretendemos afirmar que a concepção de modernidade – que nesse período estava ligada ao método histórico-comparativo – se faz presente na gramática de Maximino Maciel, pois conseguimos identificar a fidelidade aos preceitos das “teorias modernas” utilizadas por ele. O cuidado com a forma, com as nomenclaturas, com os exemplos empregados, com as regras que caíram em desuso fez das Grammaticas Analytica e Descriptiva, referência no ramo de gramáticas brasileiras do século XIX.

Palavras-chave: História das Ideias Linguísticas, Grammatica Analytica, Grammatica Descriptiva, Maximino Maciel, modernidade, syntaxologia.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ivelaine de Jesus Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP

Doutoranda em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), bolsista CAPES. Possui mestrado em Língua Portuguesa pela mesma universidade e graduação em Letras. Editora gerente da Revista Verbum de pós-graduação. Atualmente, exerce a função de professora de língua portuguesa, literatura, produção e interpretação de textos. Revisora de textos. Graduada em Letras- Português pela Universidade Tiradentes - SE.

Membro do grupo de pesquisa História das idéias linguísticas (Brasil e Portugal) e identidade nacional (PUC-SP), sob a liderança da Profª Livre Docente Dr.ª Leonor Lopes Fávero.

Downloads

Publicado

2018-06-06