A PRODUÇÃO DA LEITURA NA ENUNCIAÇÃO DIDÁTICA
Palavras-chave:
Leitura discursiva. Livro didático. Análise do Discurso.Resumo
O presente artigo tem por objetivo discutir o modo pelo qual o livro didático viabiliza a questão da leitura em sua enunciação e, especificamente, verificar a produção da leitura discursiva nos anos finais do Ensino Fundamental II. Selecionamo como corpus o livro didático de Cereja & Cochar, Português Linguagens 9º ano do Ensino Fundamental II. Deste livro retiramos dois textos, tomados como discurso, para produção da análise. Privilegiamos como aporte teórico-metodológico a Análise do Discurso em sua perspectiva enunciativo-discursiva, em particular, os estudos propostos por Dominique Maingueneau acerca das noções de condições sócio-históricas e culturais de produção, interdiscurso e cenas da enunciação. Como resultado, observamos que o livro didático em consonância como os documentos oficiais, ultrapassaram as fronteiras geográficas dos grandes centros, no entanto, o modo de tratamento de apreensão dos gêneros de discurso e suas coordenadas não mudaram de forma significativa, apagando, de certo modo, o polo da recepção do discurso.Metrics
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Publicado
2018-12-19
Edição
Seção
Artigos