ENSINO DE PORTUGUÊS LINGUA ESTRANGEIRA E A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO AUTÊNTICO: AULAS GUIADAS

Aparecida Regina Borges Sellan

Resumo


O atual contexto de ensino de português lingua estrangeira (PLE), no Brasil, tem suscitado discussões que abarcam desde perspectivas de quem ensina, considerando formação e especificidade do professor, até perspectivas de quem aprende, considerando necessidades, objetivos, interesses, grau de conhecimentos sobre/da lingua preendida pelo aprendente, bem como perspectivas referentes aos materiais e recursos didáticos utilizados. Este artigo trata da produção de materiais didáticos, autênticos, destinados ao ensino de português brasileiro a estrangeiros. Essa discussão tem origem na dificuldade para identificar, selecionar e produzir materiais adequados ao processo de ensino- aprendizagem dos alunos, focalizando as abordagens comunicativa e Intercultural. Por essa perspectiva, este estudo vincula-se a práticas em que os alunos estrangeiros se inserem dentro e fora da sala de aula.  A experiência apresentada é resultado de aulas guiadas desenvolvidas no curso Português Brasileiro: Lingua e Cultura, ministrado na PUC-SP, segundo orientações do Núcleo de Pesqusa Português Língua Estrangeira (NUPPLE-IP-PUCSP).

Palavras-chave: Ensino de PLE. Interculturalidade. Material Autêntico.


Palavras-chave


Palavras-chave: Ensino de PLE. Interculturalidade. Material Autêntico.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




     INDEXADORES: