ENSINO DE PLE E A REPRESENTAÇÃO DA MULHER PELOS IMPLÍCITOS CULTURAIS NA CRÔNICA DO COTIDIANO.

Autores

  • Siomara Ferrite Pereira Pacheco Faculdades Metropolitanas Unidas/Laureate

Palavras-chave:

ensino de português-crônica-aquisição de língua

Resumo

Resumo

Este trabalho situa-se na área de ensino de português língua estrangeira e na análise crítica do discurso com vertente sociocognitiva e tem por tema a representação da mulher em crônica do cotidiano. Tem-se por objetivo geral contribuir com o ensino de PLE e por objetivos específicos: examinar a representação do papel da mulher e averiguar como os implícitos culturais influem na leitura. Justifica-se a pesquisa na medida em que ensinar língua em um enfoque interculturalista amplia os conhecimentos do falante de modo a torná-lo capaz de reconhecer os marcos de cognição social da língua em aquisição, assim como de contrastá-la com a sua. Nesse sentido, a base teórica é de Silveira (2006) e de van Dijk (1987). Os resultados obtidos são parciais e indicam que a crônica pode ser utilizada para ensinar língua portuguesa de modo a propiciar que o falante reconheça os implícitos culturais que identificam o povo brasileiro

Palavras chaves: ensino de português – crônica – aquisição de língua


[i] Endereço eletrônico: siomara.p@uol.com.br

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Biografia do Autor

Siomara Ferrite Pereira Pacheco, Faculdades Metropolitanas Unidas/Laureate

Professora de Língua Portuguesa no curso de letras do Complexo Educacional FMU

Mestre e Doutora em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

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Publicado

2018-12-19

Edição

Seção

Dossiê: Português Língua Estrangeira