CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES-ESTAGIÁRIOS E MONITORES NO CONTEXTO DO ENSINO DE PORTUGUÊS BRASILEIRO PARA IMIGRANTES EM SITUAÇÃO DE REFÚGIO: DESAFIOS MULTIFACETADOS

Elenice Alves da Costa

Resumo


Este trabalho tem por escopo apresentar desafios enfrentados para a capacitação de professores-estagiários e de monitores no ensino de Português Brasileiro de Português como Língua Adicional (PLA) promovido pela Universidade Nove de Julho (Uninove) no Centro de Integração e Cidadania do Imigrante (CIC) da Barra Funda. Neste artigo, exporemos de que forma estudantes da graduação do curso de Letras-Português têm sido orientados para serem professores de PLA nessa parceria que envolve a instituição de ensino superior, o CIC e a ONG Nemigddhhs (Núcleo de Estudos Sobre Migrações, Gênero e Direitos Humanos). Em relação às abordagens metodológicas para o ensino de PLA, daremos destaque ao NUPPLE-IP PUC – SP grupo de pesquisa do qual fazemos parte, coordenado pela Profa. Dra. Regina Célia Pagliuchi da Silveira, que tem nos auxiliado a encontrar soluções para alguns “entraves” que envolvem essa área.


Palavras-chave


Letras; Língua Portuguesa, Português para Estrangeiros

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