CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES-ESTAGIÁRIOS E MONITORES NO CONTEXTO DO ENSINO DE PORTUGUÊS BRASILEIRO PARA IMIGRANTES EM SITUAÇÃO DE REFÚGIO: DESAFIOS MULTIFACETADOS

Autores

  • Elenice Alves da Costa Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Letras, Língua Portuguesa, Português para Estrangeiros

Resumo

Este trabalho tem por escopo apresentar desafios enfrentados para a capacitação de professores-estagiários e de monitores no ensino de Português Brasileiro de Português como Língua Adicional (PLA) promovido pela Universidade Nove de Julho (Uninove) no Centro de Integração e Cidadania do Imigrante (CIC) da Barra Funda. Neste artigo, exporemos de que forma estudantes da graduação do curso de Letras-Português têm sido orientados para serem professores de PLA nessa parceria que envolve a instituição de ensino superior, o CIC e a ONG Nemigddhhs (Núcleo de Estudos Sobre Migrações, Gênero e Direitos Humanos). Em relação às abordagens metodológicas para o ensino de PLA, daremos destaque ao NUPPLE-IP PUC – SP grupo de pesquisa do qual fazemos parte, coordenado pela Profa. Dra. Regina Célia Pagliuchi da Silveira, que tem nos auxiliado a encontrar soluções para alguns “entraves” que envolvem essa área.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elenice Alves da Costa, Universidade de São Paulo

Elenice Alves da Costa é mestre (2007) e doutoranda em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Em sua dissertação de mestrado e atualmente no doutorado (em curso), estuda o léxico metafórico em terminologia. É professora da Universidade Nove de Julho no curso de Letras.  Tem também experiência no ensino de língua portuguesa em escolas públicas e particulares no Ensino Médio e Fundamental II e no segmento de Português para Estrangeiros. Sua graduação e licenciatura foram concluídas em 1992/1993 pela FFLCH e FEUSP (USP). É especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (Pós-Graduação Lato Sensu) pela FAMOSP. Faz parte dos Grupos de Pesquisa: Projeto TermNeo (Observatório de Neologismos do Português Brasileiro Contemporâneo) - FFLCH/USP, Linguística e Literatura: Teorias e Práticas Discursivas, Interfaces do Léxico da Língua Portuguesa (Universidade Nove de Julho) e também do Grupo de Pesquisadores - Português Língua Estrangeira - IP / PUC-SP - Instituto de Pesquisas Linguísticas "SEDES SAPIENTIAE" para Estudos de Português (NUPPLE).

Downloads

Publicado

2018-12-19

Edição

Seção

Dossiê: Português Língua Estrangeira