O DISCURSO RETÓRICO DE SILVEIRA BUENO NA OBRA A ARTE DE FALAR EM PÚBLICO

Autores

  • Elionai dos Santos Piovezan Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2019v8i1p153-167

Palavras-chave:

Retórica, Oratória, Eloquência, Manual didático

Resumo

Este artigo pretende fazer uma análise retórica da obra A arte de falar em público (1966), do professor Francisco Silveira Bueno, cuja periodização se dá no contexto do Estado Novo, a fim de constatar o discurso situado do autor que revela seu conceito e prática em relação à Retórica no século XXI. A abordagem teórica encontra suporte na Retórica Antiga, na Nova Retórica e na Sociorretórica, a partir de contribuições de Bazerman (2015), Aristóteles (2013), Ferreira (2010), Reboul (2005) e Mosca (2004). Valemo-nos ainda de teorias do sociointeracionismo de Bakhtin (1997) e de contribuições da História das Disciplinas Escolares, uma vez que a obra consiste em um manual de oratória, um compêndio surgido das aulas de Retórica ministradas pelo autor no quarto ano ginasial do Mackenzie College, nos anos 1930 e 1940. Devemos concluir que a Oratória e a Eloquência ensinadas por Bueno (1966) refletem uma concepção de Retórica que prioriza a oralidade na dispositio e na elocutio e a linguagem calcada em valores morais, aspectos ornamentais do discurso e reprodução da tradição literária no ensino, tendo os textos canônicos como modelo aos alunos da época em que a obra circulou.

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Biografia do Autor

Elionai dos Santos Piovezan, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP

Professor de Língua Portuguesa (rede estadual de São Paulo), bacharel em Comunicação Social - Jornalismo (PUC-SP), Espcialista em Língua Portuguesa (Unicamp-SP), Mestrando em Língua Portuguesa (PUC-SP).

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Publicado

2019-04-29