PRODUÇÃO TEXTUAL: UM OLHAR ATENTO À REFERENCIAÇÃO

Autores

  • Marta Aparecida Paulo Ferreira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2019v8i1p241-246

Palavras-chave:

Referenciação. Ensino. Produção Textual.

Resumo

RESUMO

Neste ensaio, propomos uma reflexão sobre o processo de referenciação nas produções textuais dos alunos e os percalços encontrados pelos professores no ensino deste conteúdo.  A referenciação é responsável por estabelecer relação entre coesão e coerência, ou seja, ela é fundamental para o sentido do texto. O professor precisa estar atento para não tornar o aluno, um mero identificador de referentes textuais, é preciso construir estratégias de ensino e atividades significativas que dêem autonomia à leitura e principalmente à escrita do aluno. Sabendo da deficiência da formação de muitos educadores, o Estado e as escolas devem capacitar os professores. Só assim, este trabalho surtirá efeitos neste caminho árduo que é o ensino de produção textual.

 

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Publicado

2019-04-29