UMA COMPETÊNCIA INTERDISCURSIVA NO CAMPO POLÍTICO-EDUCACIONAL: O POSICIONAMENTO ECONÔMICO

Autores

  • Anderson Ferreira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo -PUC-SP
  • Carlos Alberto Baptista Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC-SP
  • Jarbas Vargas Nascimento Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP/Universidade Federal do Espírito Santo -UFES

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2019v8i1p132-152

Palavras-chave:

Competência discursiva, Campo político-educacional, Posionamento econômico

Resumo

Este artigo examina a hipótese da competência discursiva no campo político-educacional, enfatizando o posicionamento discursivo econômico que opera a partir da periferia deste campo. Selecionou-se como corpus de análise o texto Professor ganha mal?, publicado pelo economista Claudio Moura e Castro, em 2016, na Revista Veja. Também, para construir a Configuração de análise, separou-se seis enunciados recolhidos na internet que se supõe  reivindicarem a legitimidade do centro do campo político-educacional, isto é, que partem do pressuposto que o discurso econômico, embora necessário, não é legítimo para propor mudanças significativas na Educação, em particular, aos temas relativos a salários de professores de educação básica. Baseamo-nos, para o presente estudo, no aparato teórico-metodológico da Análise do Discurso em sua perspectiva enunciativo-discursiva, em especial, a hipótese de competência discursiva, postulada por Maingueneau (2008), destacando, também, o caráter interdisciplinar desta disciplina, o qual as Referências fazem notar.

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Biografia do Autor

Anderson Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo -PUC-SP

Doutor em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, com estágio sanduíche pela Universidade do Minho – ILCH, Portugal. Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Graduado em Letras/Literatura pela Universidade Guarulhos - UNG.  Desenvolve pesquisa na área de Língua Portuguesa, tendo como enfoques o estudo do texto e do discurso nas modalidades oral e escrita e a leitura como prática discursiva. No momento, é membro do grupo de pesquisa "Memória e Cultura da Língua Portuguesa escrita no Brasil" do Programa de Estudos Pós-graduados em Língua Portuguesa da PUC-SP

Carlos Alberto Baptista, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC-SP

Doutorando pela PUC-SP, mestre e especialista em Língua
Portuguesa pela mesma Universidade. Atua como professor devLíngua Portuguesa, Literatura, Comunicação Empresarial e RedaçãoTécnica, do Ensino Médio e Técnico, no Instituto Tecnológico de Barueri - ITB/FIEB. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Análise do Discurso. É membro do grupo de pesquisa Memória e Cultura na Língua Portuguesa Escrita no Brasil, da PUC-SP desde 2013, sob a liderança do Prof. Dr. Jarbas Vargas Nascimento. Bolsista CAPES.

Jarbas Vargas Nascimento, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP/Universidade Federal do Espírito Santo -UFES

Pós-doutor na área de Letras, pela UNESP - Campus Assis. Doutor em Letras (Semiótica e Linguística Geral) pela Universidade de São Paulo - USP. Mestre em Língua Português/Francês pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira - SP. É professor titular do Departamento de Português e do Programa de Estudos Pós-Graduados
em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica
de São Paulo - PUC-SP. Professor voluntário do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo- UFES. Foi professor efetivo na Rede Pública estadual de Ensino e na Rede Privada e, nos últimos anos, vem se dedicando ao magistério superior na graduação, na extensão e na pós-graduação, desenvolvendo pesquisas na área de Letras, relacionadas à História e Descrição do Português, à Análise do Discurso e ao ensino de língua portuguesa. Orientador de pesquisas de iniciação
científica, monografias de conclusão de pós-graduação lato sensu, dissertações e teses na área de língua portuguesa e linguística. É líder do Grupo de Pesquisa Memória e Cultura na Língua Portuguesa Escrita no Brasil, cadastrado no Diretório do CNPq; é membro pesquisador do Grupo de Pesquisa A escrita no Brasil Colonial e
suas relações, cadastrado no CNPq. Ocupou vários cargos de gestão acadêmica. Na Unifec - Universidade de Formação, Educação e Cultura, atuou como Pró-Reitor Adjunto da Graduação. Na Universidade Braz Cubas, foi Chefe de Departamento, Coordenador de Curso de Graduação em Letras e em História, Diretor do Centro
de Ciências Humanas e Saúde. Na PUC-SP, foi Chefe de De-
partamento, Vice-Coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa e Pró-Reitor de Cultura e Relações Comunitárias, entre os anos de 2013 a 2016.

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Publicado

2019-04-29