UMA COMPETÊNCIA INTERDISCURSIVA NO CAMPO POLÍTICO-EDUCACIONAL: O POSICIONAMENTO ECONÔMICO
DOI:
https://doi.org/10.23925/2316-3267.2019v8i1p132-152Palavras-chave:
Competência discursiva, Campo político-educacional, Posionamento econômicoResumo
Este artigo examina a hipótese da competência discursiva no campo político-educacional, enfatizando o posicionamento discursivo econômico que opera a partir da periferia deste campo. Selecionou-se como corpus de análise o texto Professor ganha mal?, publicado pelo economista Claudio Moura e Castro, em 2016, na Revista Veja. Também, para construir a Configuração de análise, separou-se seis enunciados recolhidos na internet que se supõe reivindicarem a legitimidade do centro do campo político-educacional, isto é, que partem do pressuposto que o discurso econômico, embora necessário, não é legítimo para propor mudanças significativas na Educação, em particular, aos temas relativos a salários de professores de educação básica. Baseamo-nos, para o presente estudo, no aparato teórico-metodológico da Análise do Discurso em sua perspectiva enunciativo-discursiva, em especial, a hipótese de competência discursiva, postulada por Maingueneau (2008), destacando, também, o caráter interdisciplinar desta disciplina, o qual as Referências fazem notar.