ANÁLISE DISCURSIVA DA REVISTA TRAÇOS: REVISTA CULTURAL E PROJETO SOCIAL

Autores

  • Lorena Poliana Silva Lopes Pós-Graduação em Estudos de Linguagens - POSLING. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2019v8i2p181-201

Palavras-chave:

Analise de Discurso Crítica, Mídia Impressa, Identidade,

Resumo

Este estudo se propõe a observar criticamente as possíveis relações de poder refletidas em uma produção editorial local, a Revista Traços, a partir de uma análise discursiva. Para isso, o estudo adota como referências teóricas os estudos e reflexões de Scalzo (2006) e de Goodwin Jr. (2015), da área de mídia impressa, em diálogo com os estudos de Bauman (2005), sobre identidade, e de Goffman (2015), sobre estigma social. Além dessas, adota como referência metodológica os conceitos de produção, distribuição e consumo, da Análise de Discurso Crítica – ADC, postulados por Fairclough (2008). Como resultados parciais tem-se que a Traços lança mão de um contra discurso, objetivando promover a desconstrução de estigmas atribuídos a pessoas em situação de rua.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lorena Poliana Silva Lopes, Pós-Graduação em Estudos de Linguagens - POSLING. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG.

Pesquisadora e Professora na área de ensino de língua adicional e de português como língua de acolhimento. Doutoranda em Estudos de Linguagem - Posling/CEFET – MG. Mestre em Linguística pela UnB - Universidade de Brasília e licenciada em Letras Língua Portuguesa - UFMG.

Downloads

Publicado

2019-09-10