CONSTITUÊNCIA DO DISCUSO LITERÁRIO NA CENOGRAFIA EPISTOLAR

Autores

  • Luisiana Ferreira Moura Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
  • Renan Gonçalves Locatelli Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Palavras-chave:

Análise do Discurso (AD), Discursos constituintes, Discurso literário, Cenografia epistolar.

Resumo

Este artigo, sob orientação teórico-metodológica da AD, propõe o estudo da constituência do discurso literário produzido por Carlos Drummond de Andrade. Para isso, analisamos recortes de discursos construídos por uma cenografia epistolar, na qual contracenam o enunciador e o escritor Mario de Andrade, que constrói uma tensão entre a instância primeira de comunicar e a essência de significar. O objetivo geral deste artigo foi o de analisar como a cenografia legitima a instauração do discurso literário. Ademais, buscou-se identificar o papel do código linguageiro e a condição paratópica de instituição desse discurso. Os resultados apontam que a cenografia epistolar constitui o discurso literário que atesta sua condição de discurso constituinte.

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Publicado

2019-12-29

Edição

Seção

Dossiê Análise do Discurso de linha francesa: perspectivas enunciativo-discursivas