NOVAS DEMANDAS NECESSÁRIAS À FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR E SUA ATUAÇÃO DIANTE DAS DIVERSIDADES DA CONTEMPORANEIDADE

Fabiana Munhoz Barbosa Calderolli, Flavia Fernandes Camacho, Tatiane Molini Barros, Angela B. C. Themudo Lessa, Grassinete Albuquerque Oliveira

Resumo


Por meio deste artigo visamos à reflexão acerca da importância da perspectiva ética, intersubjetiva, interdisciplinar e transdisciplinar (Moraes, 2008) na formação continuada dos professores, no que diz respeito ao preparo deste profissional ao lidar com as diversidades presentes na sala de aula contemporânea. O desenvolvimento desse trabalho acontecerá a partir da análise de uma reportagem presente na mídia, na qual um professor de Economia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) é denunciado pelos próprios alunos por apresentar comentários racistas e, avançará para a tessitura sobre a importância de uma postura inter e transdisciplinar na formação continuada dos professores desde a educação básica, em uma atitude de respeito e preparo do aluno para a vida, incluindo a acadêmica. Fundamenta-se também na epistemologia da complexidade (MORIN, 2003,2011), na possibilidade do professor reformar o pensamento e considerar a ecologia do atual contexto em que vive, em um mundo em movimento e constante necessidade de espaço de desaprendizagem (FABRÍCIO, 2006).


Palavras-chave


Formação do professor. Ética. Interdisciplinaridade. Transdisciplinaridade. Diversidade.

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