NOVAS DEMANDAS NECESSÁRIAS À FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR E SUA ATUAÇÃO DIANTE DAS DIVERSIDADES DA CONTEMPORANEIDADE
Resumo
Por meio deste artigo visamos à reflexão acerca da importância da perspectiva ética, intersubjetiva, interdisciplinar e transdisciplinar (Moraes, 2008) na formação continuada dos professores, no que diz respeito ao preparo deste profissional ao lidar com as diversidades presentes na sala de aula contemporânea. O desenvolvimento desse trabalho acontecerá a partir da análise de uma reportagem presente na mídia, na qual um professor de Economia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) é denunciado pelos próprios alunos por apresentar comentários racistas e, avançará para a tessitura sobre a importância de uma postura inter e transdisciplinar na formação continuada dos professores desde a educação básica, em uma atitude de respeito e preparo do aluno para a vida, incluindo a acadêmica. Fundamenta-se também na epistemologia da complexidade (MORIN, 2003,2011), na possibilidade do professor reformar o pensamento e considerar a ecologia do atual contexto em que vive, em um mundo em movimento e constante necessidade de espaço de desaprendizagem (FABRÍCIO, 2006).
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