DOCENTE E O LIVRO DIDÁTICO: CAMINHOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Ellery Henrique Barros da Silva, Fauston Negreiros

Resumo


O uso do Livro Didático em sala de aula como o único artifício de ensino ainda é uma prática comum muito utilizada pelos professores. Nesse sentido, o presente trabalho possui como objetivo realizar uma análise do Livro Didático de Língua Portuguesa e a opinião do professor em utilizá-lo como instrumento pedagógico de ensino. Assim, a metodologia utilizada foi do tipo qualitativa e quanto aos objetivos da pesquisa é classificada como exploratória-descritiva. A pesquisa também partiu de um estudo documental de um livro de Língua Portuguesa do 8º Ano e uma entrevista com a professora que utiliza o livro analisado de uma escola particular. Os resultados revelaram que esse Livro Didático leva em consideração o senso crítico do aluno, ampliando a sua autonomia e o seu desenvolvimento. Quanto à entrevista a professora argumenta que o uso do livro é importante para sua prática pedagógica, sendo necessária a participação do docente durante a escolha, uma vez que é o professor que irá utilizar e conhece o contexto social no qual irá desenvolver o seu trabalho.

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