DOCENTE E O LIVRO DIDÁTICO: CAMINHOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

Resumo

O uso do Livro Didático em sala de aula como o único artifício de ensino ainda é uma prática comum muito utilizada pelos professores. Nesse sentido, o presente trabalho possui como objetivo realizar uma análise do Livro Didático de Língua Portuguesa e a opinião do professor em utilizá-lo como instrumento pedagógico de ensino. Assim, a metodologia utilizada foi do tipo qualitativa e quanto aos objetivos da pesquisa é classificada como exploratória-descritiva. A pesquisa também partiu de um estudo documental de um livro de Língua Portuguesa do 8º Ano e uma entrevista com a professora que utiliza o livro analisado de uma escola particular. Os resultados revelaram que esse Livro Didático leva em consideração o senso crítico do aluno, ampliando a sua autonomia e o seu desenvolvimento. Quanto à entrevista a professora argumenta que o uso do livro é importante para sua prática pedagógica, sendo necessária a participação do docente durante a escolha, uma vez que é o professor que irá utilizar e conhece o contexto social no qual irá desenvolver o seu trabalho.

Biografia do Autor

Ellery Henrique Barros da Silva, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI/CAFS. Pós-graduado em Gestão Educacional em Rede (UFPI), Educação Infantil (UESPI) e em Tecnologias Educacionais para a prática docente no Ensino da Saúde na Escola pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ/ENSP). Atua como professor substituto na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Professor Orientador do Curso de Licenciatura em Pedagogia (UFPI/CEAD). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Educacional, Queixa Escolar e Desenvolvimento Humano (PSIQUED) e da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE).

Fauston Negreiros, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Psicólogo, graduado pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-Doutorando em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Professor-pesquisador adjunto IV do Departamento de Psicologia, do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Psicologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Coordena o Núcleo de Pesquisa e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar (PSIQUED), vinculado ao CNPQ.

Downloads

Publicado

2020-09-30