O ENSINO DA PRODUÇÃO ESCRITA DO GÊNERO TEXTUAL ARTIGO DE OPINIÃO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Autores

  • Paulo Roberto Barbosa Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) https://orcid.org/0000-0001-8083-1928
  • Neiva Ferreira Barbosa Prefeitura de São Paulo

Palavras-chave:

Gênero textual, Artigo de opinião, Sequência didática

Resumo

Este trabalho tem, como tema, o ensino do gênero textual artigo de opinião por meio de sequência didática. O seu objetivo geral é elaborar uma sequência didática e os seus objetivos específicos são: ensinar a produção escrita e possibilitar o percurso de revisão e reescrita de um artigo de opinião. Para tanto, consideraram-se as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e Dolz, Noverraz e Schnewuly (2004). Com relação à metodologia empregada, propôs-se um percurso de revisão e reescrita do texto opinativo. Os principais resultados apontam para a relevância em ensinar a produção de texto na escola, buscando novos caminhos para o aprender.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Paulo Roberto Barbosa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

É Doutorando e Mestre em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), ambos sob orientação da Professora Doutora Leonor Lopes Fávero. Possui graduação em Letras pela Universidade de Mogi das Cruzes (2006) e Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2012). Especializou-se em pós-graduação lato sensu em Tecnologia em Educação a Distância pela Universidade Cidade de São Paulo (2013) e Psicopedagogia Institucional pela Universidade Cidade de São Paulo (2014). Atualmente é Gestor Escolar, efetivo - Secretaria Municipal de Educação de Poá e cursa especialização em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de São Paulo. Seus interesses de pesquisa são: linguística textual, gênero textual, tipologia argumentativa, interacionismo sociodiscursivo, ensino/aprendizagem de língua portuguesa, sequência didática, gestão escolar e análise de material didático. 

Neiva Ferreira Barbosa, Prefeitura de São Paulo

Psicopedagoga pela Universidade Cidade de São Paulo (2014), formada em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2012) e formada em Ciências Biológicas pela Universidade de Guarulhos (2007). Atualmente é Professora da Rede Pública de Ensino Estadual e Municipal de São Paulo.

Downloads

Publicado

2020-09-30