O ENSINO DA PRODUÇÃO ESCRITA DO GÊNERO TEXTUAL ARTIGO DE OPINIÃO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Paulo Roberto Barbosa, Neiva Ferreira Barbosa

Resumo


Este trabalho tem, como tema, o ensino do gênero textual artigo de opinião por meio de sequência didática. O seu objetivo geral é elaborar uma sequência didática e os seus objetivos específicos são: ensinar a produção escrita e possibilitar o percurso de revisão e reescrita de um artigo de opinião. Para tanto, consideraram-se as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e Dolz, Noverraz e Schnewuly (2004). Com relação à metodologia empregada, propôs-se um percurso de revisão e reescrita do texto opinativo. Os principais resultados apontam para a relevância em ensinar a produção de texto na escola, buscando novos caminhos para o aprender.

Palavras-chave


Gênero textual; Artigo de opinião; Sequência didática

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




     INDEXADORES: