A TRANSMISSÃO CULTURAL, A COGNIÇÃO INTENCIONAL E O PROCESSO DE PRODUÇÃO E COMPARTILHAMENTO DE FAKE NEWS AO LONGO DA HISTÓRIA

Autores

Palavras-chave:

fake news. Cognição. Intencionalidade.

Resumo

O presente artigo tem o objetivo, a partir de um breve panorama histórico sobre a origem das fake news apontada por Robert Darntan (2017), traçar uma reflexão sobre o aspecto da transmissão cultural apresentado por Tomasello (1999), para verificar a constituição do fenômeno das fake news, atualmente, e entender o significado intencional do uso modificado das ferramentas e das práticas sociais (simbólicas) inerentes ao processo de manipulação, compartilhamento e reprodução das notícias falsas. Nesse contexto, a partir da análise reflexiva proposta, foi possível constatar a utilização de novas ferramentas, modificando a relação entre os co-específicos no processo de manipulação, compartilhamento e reprodução de fake news.

Biografia do Autor

Istárlet Kétile Santos Santos de Melo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestranda em Estudos da Linguagem pela UFRPE, especialista em Linguística Aplicada a Práticas Discursivas, pela FAFIRE-PE, e graduada em Licenciatura Plena em Letras (Português, Espanhol e suas Literaturas) da Universidade Federal Rural de Pernambuco - Sede/Recife (Conclusão em 2017). Investiga, atualmente, o fenômeno Fake News e seus desdobramentos em relação ao discurso, às redes sociais e às relações de poder, a partir das Análises de Discursos. Aprovada no Programa Intensivo da California State University (CSUN) para realizar o curso de DT&I - Design Thinking & Innovation (Executive Management), em julho de 2022.

Downloads

Publicado

2020-09-30

Edição

Seção

Dossiê Fake News e a Corrosão da Crítica