NOTAS INTRODUTÓRIAS SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM NAS BASES DO GERATIVISMO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2021v10i1p233-246

Palavras-chave:

Aquisição da Linguagem, Gerativismo, Pressupostos teóricos.

Resumo

Neste artigo de revisão bibliográfica, objetivamos apresentar, em forma de notas introdutórias, apoiados em Chomsky (1957; 1965; 1976; 1995; 2009), uma síntese dos fundamentos teóricos do Gerativismo, como teoria mentalista e cognitivista. Sendo a linguagem um fenômeno que desperta o interesse da sociedade em geral, sua origem e sua natureza sempre foram a razão de inúmeras especulações. Assim, temos em vista o leitor iniciante dos estudos gerativistas e que deseja familiarizar-se com os conceitos básicos da Teoria Gerativa sobre a aquisição da linguagem humana. Entender, portanto, esse processo biológico de aquisição possibilita-nos, por exemplo, explicar as complexas estruturas gramaticais das línguas naturais e traçar glotopolíticas para sua difusão e ensino.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Wasley de Jesus Santos, Universidade Federal da Bahia

Doutorando (Aquisição de Línguas, Tradução e Acessibilidade) pelo Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura - PPGLinC da Universidade Federal da Bahia - Ufba. Mestre em Linguística (Aquisição da Linguagem) pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística - PPGLin da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Uesb. Especialista em Libras (Língua Brasileira de Sinais) pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - Uniasselvi. Especialista em Língua Portuguesa, com ênfase em Linguística, pela Faculdade do Noroeste de Minas - Finom. Graduado em Letras (Português/Espanhol/Literaturas) pela Universidade Estadual de Santa Cruz - Uesc. É membro associado do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste - Gelne e da Associação Brasileira de Linguística - Abralin. Obteve os títulos de proficiência na tradução e interpretação de Libras/Português/Libras em 2007 e no ensino de Libras em 2008, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, em parceria com o Ministério da Educação - Mec. Atua como docente nos cursos de graduação, pós-graduação e extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano. Nessa mesma instituição, coordena a Pós-Graduação Lato Sensu em Libras com ênfase na Educação de Surdos. Tem experiência como (e com a formação de) tradutor-intérprete educacional bilíngue, com Atendimento Educacional Especializado - AEE - para alunos surdos (L1 e L2) e com formação continuada de professores em Educação de Surdos, Educação Especial e Libras. 

Rafaelly Ferreira Bezerra, Universidade Federal da Paraíba

Graduação em Licenciatura Plena em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Inglesa e suas Literaturas pela Universidade de Pernambuco; Pós Graduação Lacto Sensu em Linguística Aplicada à Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba; Cursa Pós Graduação Lacto Sensu em Psicopedagogia Institucional pela Universidade de Pernambuco; Cursa Pós Graduação Lacto Sensu em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba; Participou de curso de extensão na área de Sociolinguística e grupos referentes à discussões teóricas e práticas na área de Linguística Sistêmico-Funcional na Universidade de Pernambuco; Participou de Minicursos na área de Aquisição da Linguagem, Formação Histórica interna e externa da língua e Significado da Língua e o Uso na Visão Sistêmico- Funcional na Universidade de Pernambuco; Participou de Oficina referente à implicação dos fenômenos fonéticos-fonológicos na Universidade de Pernambuco; Participou de curso de extensão na área de Morfossintaxe da Língua portuguesa na Universidade Federal da Paraíba. 

Wilder Kleber Fernandes Santana, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (Proling- UFPB). Mestre em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (Proling- UFPB). Mestre em Teologia pela Faculdade Teológica Nacional (FTN) e Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Nacional (FTN). Mestrando em Arqueologia Bíblica (Faculdade Teológica Nacional, 2017) e Especialista em Gestão da Educação Municipal (UFPB, 2017). Sua linha de pesquisa e publicações está direcionada para as áreas de Teologia, Linguagem, Discurso e Sociedade, Linguística, Enunciação, Sujeito, Bíblia, Religião e Literatura. Em termos teórico-metodológicos para a produção de trabalhos acadêmicos, apoia-se principalmente nos pressupostos de Mikhail M. Bakhtin, Valentin N. Volóchinov e Pável N. Medviédev.

Downloads

Publicado

2021-05-17

Edição

Seção

Artigos