ANÁLISE DIALÓGICA DE COMENTÁRIOS SOBRE A VACINA CONTRA A COVID-19 NO INSTAGRAM: SENTIDOS EM CONSTRUÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2021v10i1p64-81

Palavras-chave:

Análise Dialógica do Discurso

Resumo

Este estudo procura, numa perspectiva dialógica e dentro da área da Linguística Aplicada, compreender os sentidos construídos em comentários on-line vinculados a uma postagem da rede social Instagram no que diz respeito ao subtema “Vacina contra a Covid-19”, imbricado no tema “Pandemia da Covid-19”. Para tanto, é alinhavada uma discussão teórica englobando as noções de discurso, compreensão responsiva ativa, diálogo social e tema a partir de escritos do chamado Círculo de Bakhtin e demais autores situados na Teoria Dialógica da Linguagem. No plano da análise dos dados, são identificados múltiplos sentidos produzidos por meio dos comentários on-line, que se configuram como réplicas às postagens de Instagram referentes à vacina contra a Covid-19. De modo geral, os resultados apontam para oscilações entre os posicionamentos construídos pelos sujeitos que comentam as postagens. Os comentários giram em torno das situações locais de cada um, deixando evidenciado o caráter múltiplo da linguagem e dos discursos produzidos e problematizados nas diferentes práticas sociais.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Silvio Nunes da Silva Júnior, Universidade Federal de Alagoas

Doutor e mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL). É professor substituto de Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas (FALE/UFAL), da Universidade de Pernambuco (UPE/Campus Garanhuns) e professor efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Palmeira dos Índios/AL. Líder do Grupo de Estudo das Narrativas Alagoanas (GENA/UNEAL) e pesquisador do Grupo de Estudos Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas (GEDEALL/UFAL).

Wilder Kleber Fernandes de Santana, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando e Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Teologia (Faculdade Teológica Nacional). Especialista em Gestão da Educação Municipal (Pradime - UFPB).

Downloads

Publicado

2021-05-17

Edição

Seção

Artigos