O GÊNERO REPORTAGEM COMO PRÁTICA SOCIAL: UMA ANÁLISE CRÍTICO-DISCURSIVA

Autores

  • Daniel Salgueiro da Silva Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Max Silva da Rocha Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL.
  • Deywid Wagner de Melo Universidade Federal de Alagoas (UFAL) campus Arapiraca.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2021v10i1p196-216

Palavras-chave:

Reportagem, Prática social, Ideologias

Resumo

Este trabalho é uma análise, de natureza crítico-discursiva, do gênero reportagem como prática social. Tem como objetivo analisar os aspectos críticos do gênero discursivo reportagem, buscando entender os modos pelos quais esse gênero atua como instrumento de legitimação de determinadas ideologias perante a sociedade. Fundamenta-se em Santos (2011), Fairclough (2001), Resende e Ramalho (2016), Castilho e Castilho (2002), entre outros. A pesquisa é de natureza qualitativa, partindo de duas questões norteadoras o processo de pesquisa, quais sejam: “como acontece o fenômeno da modalização no citado gênero?” e “como o gênero reportagem se manifesta enquanto instrumento ideológico?”. As análises apontam que a reportagem é, em suma, um gênero ideológico que busca legitimar representações da realidade capazes de atuar intensamente na manutenção ou alteração das estruturas sociais.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daniel Salgueiro da Silva, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

É licenciado em Letras – Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) campus Arapiraca. Atualmente, é graduando em Direito, pela Faculdade de Direito de Alagoas (FDA) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) campus A.C. Simões.

Max Silva da Rocha, Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL.

Doutorando e Mestre em Linguística Pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (UFAL/PPGLL). Docente da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL/Palmeira dos Índios).

Deywid Wagner de Melo, Universidade Federal de Alagoas (UFAL) campus Arapiraca.

Doutor e mestre em Linguística, pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL); especialista em Gestão e Desenvolvimento Universitário, pela mesma instituição; licenciado em Letras – Português/Inglês, pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) campus Arapiraca. É professor da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) campus Arapiraca.

Downloads

Publicado

2021-05-17

Edição

Seção

Artigos