“QUEM NÃO TIVER PECADO ATIRE A PEDRA”: A TRAJETÓRIA DAS PAIXÕES APLICADA AO DISCURSO TEOLÓGICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925VOL2PAG155-179

Palavras-chave:

Discurso teológico, Paixões, Retórica

Resumo

Calcado na Trajetória das Paixões, uma teoria atual no âmbito dos estudos retóricos da linguagem, este estudo tem como principal objetivo realizar uma análise acerca das paixões despertadas pelo orador Jesus de Nazaré durante o encontro com escribas e fariseus que acusavam uma mulher de adultério, como narra o discurso teológico no evangelho segundo João 8:1-11. A partir deste trabalho, provavelmente será possível compreender de que maneira se concretizam os estágios da disponibilidade, identificação, mover da paixão, mudança de julgamento e ação e como eles influenciam as relações humanas. Metodologicamente, a partir do instrumental da teoria da Trajetória das Paixões, numa perspectiva qualitativa, foi possível verificar que o orador Jesus de Nazaré suscitou ao menos oito paixões aristotélicas, razão por que o discurso desse orador, no trecho analisado, é permeado por inclinações passionais, as quais engatilham a força persuasiva do processo argumentativo, visando à persuasão do auditório social.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Max Silva da Rocha, Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) e Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Docente da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL/Palmeira dos Índios). Doutorando em Linguística pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

João Benvindo de Moura, Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Possui doutorado e pós-doutorado em Linguística pela UFMG. Mestre e especialista em Linguística pela UFPI com graduação em Letras-Português pela mesma instituição. Docente da graduação e pós-graduação em Letras da UFPI. Editor da revista Form@re. Fundador e atual coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso – NEPAD/UFPI/CNPq. Membro da ABRALIN, do GELNE e do GT sobre Argumentação, da ANPOLL.

Downloads

Publicado

2021-10-01 — Atualizado em 2021-10-06

Versões