O humor crítico na construção dos sentidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925VOL2PAG213-232

Palavras-chave:

Análise do Discurso. Semiolinguística. Humor. Verbo-visualidade.

Resumo

Este trabalho pretende discorrer sobre o humor e suas implicações na construção dos sentidos. Verificam-se ocorrências de variados tipos no corpus analisado: textos verbo-visuais estáticos produzidos no período da pandemia de Covid-19 e propagados em meio virtual. Filiado à Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, o referencial teórico explorado contém Henri Bergson (1983) e Patrick Charaudeau (2004, 2006, 2016, 2018), no que tange ao humor; além de outras interseções complementares. A metodologia consiste em uma revisão bibliográfica, inicialmente, já permeada de exemplificações; seguida de análises no material coletado de redes sociais, jornais virtuais e sites de notícias/entretenimento. Como resultados, não só se obteve uma noção atualizada de como o humor influencia e constrói sentidos; mas também se perceberam as nuances das formas de fazer humor e de sua necessidade: resistir em tempos difíceis.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Júlia Vieira Correia, UFRJ

É doutoranda em Letras Vernáculas - Língua Portuguesa (UFRJ), mestre em Estudos de Linguagem (UFF), especialista em Educação (CPII) e em Língua Portuguesa (UFF), licenciada em Letras - Português/Literaturas (UFF) e graduanda em Pedagogia (UNIRIO). Foi professora residente do Colégio Pedro II e professora contratada do IFF - campus avançado Maricá, além de ter atuado como docente voluntária no Pré-Vestibular Comunitário Fernando Santa Cruz (DCE-UFF). Durante o mestrado, foi bolsista do Programa de Tutoria da Graduação em Letras da UFF e, durante a graduação, de dois projetos de Iniciação Científica, tendo sido sua última pesquisa selecionada para a 2ª fase do prêmio Vasconcellos Torres (2018). Atualmente, é professora contratada do Colégio de Aplicação da UFRJ e da rede privada de Niterói (RJ). 

Downloads

Publicado

2021-10-01 — Atualizado em 2021-10-06

Versões