REFERENCIAÇÃO E PROJETO DE DIZER: ANÁLISE DE UM ARTIGO DE OPINIÃO

Autores

  • Sandra Gomes Rasquel Mestra do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP)
  • Ana Rosa Ferreira Dias Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa da PUC-SP e da Graduação da Universidade de São Paulo-USP

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2021v10i2p267-284

Resumo

O objetivo do presente artigo constitui-se em compreender como o processo de referenciação pode contribuir para a construção do projeto de dizer e para a viabilização de uma multiplicidade de sentidos textuais que podem ser inferidos a partir das estratégias utilizadas nesse processo. A proposta de compreensão do processo de referenciação que nos guia segue os estudos da Linguística Textual (Marcuschi, 2001; Koch, 2001, 2008; Cavalcante; Rodrigues; Ciulla, 2003; Elias; Ribeiro, 2008; Alves Filho, 2010; Santos; Colamarco, 2014, Santos; Cavalcante, 2014 e Koch; Elias, 2016). Para a análise do corpus, selecionamos um referente central - Bolsonaro - discutido por Ricardo Kertzman, no artigo de opinião “Bolsonaro em sua `live`: mentiroso como sempre, ignorante como nunca”, publicado em 18.06.21, no jornal O Estado de Minas. No corpus, o referente selecionado é construído e retomado por meio de estratégias de referenciação, predominantemente por anáforas diretas, contribuindo para a construção da imagem de um presidente com características negativas.

 

Palavras-chave: Referenciação. Objeto de Discurso. Projeto de Dizer. Linguística Textual.

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Biografia do Autor

Sandra Gomes Rasquel, Mestra do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP)

Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP)

Ana Rosa Ferreira Dias, Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa da PUC-SP e da Graduação da Universidade de São Paulo-USP

possui graduação em Língua e Literatura Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975), mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986) e doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professora do quadro de carreira, categoria titular, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo , atuando como nos cursos de Pós-Graduação de Língua Portuguesa e de Literatura e Crítica Literária ; e professora efetiva, doutora, da Universidade de São Paulo. atuando no Curso de Letras Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo popular, redação de vestibular, discurso da violência, discurso literário , humor e criticidade.

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Publicado

2021-10-01 — Atualizado em 2022-01-30

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