AS CONTRIBUIÇÕES DA LEITURA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE TEXTO: UMA ANÁLISE DA PROPOSTA DE REDAÇÃO DE VESTIBULAR

Autores

  • Eduardo de Souza Moreira
  • José Amaro dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.23925VOL2PAG66-80

Resumo

Este trabalho busca compreender como a leitura da proposta de redação dos vestibulares e dos textos motivadores que compõem essa proposta podem contribuir para a produção de texto, analisando as etapas que consistem este projeto dizer por parte dos vestibulandos, a partir da perspectiva da leitura e da escrita como processo interacional. Como base teórica, guiamos- nos pelos ensinamentos de Koch (2003), Koch e Elias (2018), Kleiman (2016), Passarelli (2011, 2012, 2016, 2117, 2020), Solé (1998) Cabral e Lima (2019) e Cabral (2020). A título de exemplificação, analisamos uma proposta de redação do vestibular da Unicamp. Os resultados da análise apontam que a mobilização dos conhecimentos prévios do leitor durante o processo de escrita é determinante para que o produtor de texto atinja seus objetivos pretendidos e obtenha sucesso na redação do vestibular.

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Publicado

2021-10-01 — Atualizado em 2021-10-05

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Seção

Arts.: A ESCRITA COMO RECURSO REFLEXIVO NA APRENDIZAGEM, NO ENSINO E NA PESQUISA