A DEVOLUTIVA COMO INSTRUMENTO SIGNIFICATIVO DE REFLEXÃO NO PROCESSO DE ENSINO DA PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA

Autores

  • Estela Lia Teixeira Moreira Lima
  • Evanilza Ferreira da Silva
  • Juliana Pagliarelli dos Reis

DOI:

https://doi.org/10.23925VOL2PAG93-113

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir acerca da devolutiva escrita do professor como recurso reflexivo no ensino da produção textual a partir da análise qualitativa de intervenções feitas em um texto produzido por alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Tomou-se como pressupostos teóricos os estudos de Bakhtin (2003), Bazerman (2011), Dolz, Gagnon e Decândio (2010), Passarelli (2012; 2019), Alves e Cabral (2015), Volóchinov (2017) e Black et al. (2018). O resultado da análise reforça que, quando o professor realiza um feedback formativo, os alunos se atêm às observações do professor e refletem sobre elas, conseguindo realizar melhorias substanciais no seu texto por uma revisão efetivamente bem sucedida, aprimorando sua competência escritora.

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Publicado

2021-10-01 — Atualizado em 2021-10-05

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Seção

Arts.: A ESCRITA COMO RECURSO REFLEXIVO NA APRENDIZAGEM, NO ENSINO E NA PESQUISA