O FENÔMENO DA REPETIÇÃO EM UMA ENTREVISTA ORAL TELEVISIVA DA ESFERA JORNALÍSTICA

Autores

  • Max Silva da Rocha Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL.
  • Daniela Carla Silva Costa Instituto Federal de Alagoas (IFAL/Arapiraca)
  • Sandra Araújo Lima Cavalcante Instituto Federal de Alagoas (IFAL/Arapiraca)

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2021v10i3p278-304

Palavras-chave:

Entrevista, Oralidade, Repetição

Resumo

Este estudo, inserido na Análise da Conversação, versa sobre o fenômeno da repetição e como ele atua no texto conversacional, mais especificamente, na tessitura do gênero entrevista oral televisiva. O objetivo deste trabalho é realizar uma análise sobre o modo como a repetição contribui com a textualidade no citado gênero e como ela se apresenta durante as trocas comunicativas entre entrevistador e entrevistado. A partir das análises qualitativas, percebemos que a repetição foi uma categoria decisiva para a continuidade da conversação por meio do gênero entrevista. Por meio dessa categoria, os interlocutores conversaram e suscitaram diferentes efeitos de sentido, os quais reverberaram nuances que se estabelecem no campo da polêmica. Provavelmente, sem o uso da repetição, essas trocas comunicativas não teriam os mesmos efeitos, razão por que assumimos a importância desse dispositivo textual e discursivo para o texto conversacional, neste caso, para a entrevista oral televisiva da esfera jornalística.

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Biografia do Autor

Max Silva da Rocha, Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL.

Doutorando e Mestre em Linguística Pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (UFAL/PPGLL). Docente da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL/Palmeira dos Índios).

Daniela Carla Silva Costa, Instituto Federal de Alagoas (IFAL/Arapiraca)

Licenciada em Letras/Português, pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL/Arapiraca). Especialista em Linguagem e Práticas Sociais, pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL/Arapiraca). Professora efetiva da rede municipal de ensino da cidade de São Sebastião, em Alagoas. 

Sandra Araújo Lima Cavalcante, Instituto Federal de Alagoas (IFAL/Arapiraca)

Doutoranda em Linguística, pelo Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL). Mestra em Educação, pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE/UFAL). Professora efetiva do Instituto Federal de Alagoas (IFAL/Arpiraca). 

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Publicado

2021-12-22