BELEZA E MODA DA MULHER REPRESENTADAS NA IMPRENSA FEMININA DOS SÉCULOS XX E XXI

Autores

  • Joani Almeida dos Santos Nogueira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP
  • Daiane Lopes da Silva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2021v10i3p146-167

Palavras-chave:

Imprensa feminina, Representação, Beleza, Moda

Resumo

Neste artigo, investigamos revistas produzidas entre os séculos XX e XXI e a maneira como as mulheres são representadas. Nosso estudo está voltado para cinco publicações: Jornal das Moças (1914); Revista Feminina (1936); Querida (1968); Capricho (1999); Vogue Brasil (2018). Para a presente análise, temos o entrelaçamento entre duas áreas científicas, História e Linguística que resultaram na História das Ideias Linguísticas. Esse estudo, ainda que fragmentado, pois fizemos um breve recorte de diferentes materiais ao longo de dois séculos, possibilita a verificação e conhecimento historiográfico com o auxílio dessas fontes e demonstra um novo olhar sobre a História, distinta daquela que valorizava apenas figuras heroicas, os grandes feitos por elas e as realizações julgadas como importantes. Desse modo, constatamos o postulado por Chartier (1990, p.16-17), precursor da ideia que defende a maneira “como, em diferentes lugares e momentos, uma determinada realidade social é construída e dada a ler”.

 

Palavras-chave: Imprensa feminina. Representação. Beleza. Moda.

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Publicado

2021-12-22

Edição

Seção

Dossiê: História das Ideias Linguísticas