A SEMIOLINGUÍSTICA APLICADA A UMA NOTÍCIA

O CASO DO PADRE ROBSON E A ASSOCIAÇÃO FILHOS DO PAI ETERNO

Autores

  • Max Silva da Rocha Universidade Federal de Alagoas - UFAL.Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL.
  • Louise da Silva Torres Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
  • João Benvindo de Moura Universidade Federal do Piauí - UFPI https://orcid.org/0000-0002-6885-100X

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2022v11i3p213-242

Palavras-chave:

Discurso. Gênero notícia. Semiolinguística.

Resumo

Este trabalho objetiva analisar o ato de linguagem presente em uma notícia, veiculada no site G1, pertencente às Organizações Globo. A notícia selecionada tem como assunto a investigação sobre os possíveis desvios milionários da Associação Filhos do Pai Eterno (AFIPE), liderada pelo padre Robson de Oliveira Pereira, com sede em Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia. A partir do arcabouço teórico-metodológico da Teoria Semiolinguística, estudamos de que maneira o ato de linguagem, com as categorias do quadro comunicacional, do contrato de comunicação e das estratégias discursivas do sujeito enunciador, produzem possíveis interpretativos sobre o conteúdo publicizado em um dos maiores sites de notícias do Brasil acerca de uma questão polêmica, envolvendo um dos mais famosos padres brasileiros. A partir de uma investigação qualitativa, descritiva e interpretativista, foi possível compreender, durante as análises realizadas nos cinco atos de linguagem, as artimanhas discursivas e argumentativas presentes na notícia em tela, razão por que apresenta posicionamentos do jornalista como sujeito comunicante e enunciador, mas também e, principalmente, das Organizações Globo, também enquanto sujeito comunicante do referido ato de linguagem, reverberando diferentes efeitos de sentido para o sujeito interpretante que poderá ou não aderir à proposta apresentada ao assentimento.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Max Silva da Rocha, Universidade Federal de Alagoas - UFAL.Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL.

Doutorando em Linguística, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGEL) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Docente da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL/Palmeira dos Índios).

Louise da Silva Torres, Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

Licenciada em Letras/Português, pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Integrante do Grupo de Estudos em Ensino e Aprendizagem de Língua (GEEAL/UNEAL/CNPq). Temas de interesse: argumentação, discurso, retórica.

João Benvindo de Moura, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Possui doutorado e pós-doutorado em Linguística pela UFMG. Mestre e especialista em Linguística pela
UFPI com graduação em Letras-Português pela mesma instituição. Docente da graduação e pós-graduação em Letras da UFPI. Editor da revista Form@re. Fundador e atual coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso – NEPAD/UFPI/CNPq. Membro do GT sobre Argumentação, da ANPOLL.

Referências

ALVES FILHO, Francisco. Gêneros jornalísticos: notícias e cartas de leitor no ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2011.

ARISTÓTELES. Retórica. Tradução de Edson Bini. São Paulo: Edipro, 2011.

CORRÊA-ROSADO, Leonardo Coelho. Teoria Semiolinguística: alguns pressupostos. Memento, Três Corações, MG, v. 5, n.2, p. 1-18, julho-dezembro de 2014. Disponível em: http://periodicos.unincor.br/index.php/memento/article/view/1826 Acesso em: 12 set. 2020.

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. 3. Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

CHARAUDEAU, Patrick. Uma teoria os sujeitos da linguagem. In: MARI, Hugo; MACHADO, Ida Lucia; MELLO, Renato de. Análise do discurso: fundamentos e práticas. Belo Horizonte: Nad-FALE-UFMG, 2001. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/padrao_cms/documentos/nucleos/nad/CHARAUDEAU%20-%20Uma%20Teoria%20dos%20sujeitos%20da%20Linguagem.pdf Acesso em 12 set. 2020.

CHARAUDEAU, Patrick. Uma análise semiolinguística do texto e do discurso. In: PAULIUKONIS, Maria Aparecida; GAVAZZI, Sigrid (Orgs.). Da língua ao discurso: reflexões para o ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. p. 11-27.

CHARAUDEAU, Patrick. Identidade social e identidade discursiva, o fundamento da competência comunicacional. In: PIETROLUONGO, M. (Org.) O trabalho da tradução. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2009, p. 309-326.

CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2019a.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. Tradução de Angela M. S. Corrêa. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2019b.

FERES, Beatriz dos Santos; RIBEIRO, Patrícia Ferreira Neves; MONNERAT, Rosane Santos Mauro. Rostos, afetos e intencionalidade: análise semiolinguística de marcas da pandemia. Linha D’Água, [S. l.], v. 34, n. 1, p. 60-80, 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/178998 Acesso em: 20 jul. 2021.

FERES, Beatriz dos Santos. Da interpretação à compreensão de textos. In: Glayci Xavier; Ilana Rebello; Rosane Monnerat. (Org.). Semiolinguística aplicada ao ensino. São Paulo: Contexto, 2021, p. 79-96.

REBELLO, Ilana. A semiolinguística vai para a escola. In: Glayci Xavier; Ilana Rebello; Rosane Monnerat. (Org.). Semiolinguística aplicada ao ensino. São Paulo: Contexto, 2021, p. 15-39.

MACHADO, Ida Lucia. O ato de linguagem segundo a Semiolinguística: implicações, explicações e aplicações práticas. Gragoatá, Niterói, v.24, n. 50, p. 760-772, set.-dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/34125/23354 Acesso em: 13 jan. 2020.

MONNERAT, Rosane. O olhar discursivo para uma metodologia integrada. In: Glayci Xavier; Ilana Rebello; Rosane Monnerat. (Org.). Semiolinguística aplicada ao ensino. São Paulo: Contexto, 2021, p. 41-57.

MORAIS, Eduardo Pantaleão de. O macroethos racional e o afetivo na argumentação do julgamento do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Campinas/SP: Pontes Editores, 2019.

MOURA, João Benvindo de. Análise discursiva de editoriais do Jornal Meio Norte: um retrato do Piauí. Teresina/PI: EDUFPI, 2020. Disponível em: http://editorapathos.com.br/analise-discursiva-de-editoriais-do-jornal-meio-norte-um-retrato-do-piaui/ Acesso em 10 ago. 2021.

PERELMAN, Chain; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da argumentação: a nova retórica. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

PIRIS, Eduardo Lopes. O ethos e o pathos no hipergênero "primeira página". Análise discursiva das edições de abril de 1964 dos diários Correio da Manhã e o Globo. 2012. Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

ROCHA, Max Silva da. As práticas argumentativas de oradores religiosos cristãos do agreste alagoano. 2020. 151 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Programa de Pós Graduação em Linguística e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.

Downloads

Publicado

2022-10-31 — Atualizado em 2023-02-09

Versões