UMA ANÁLISE DA ANIMAÇÃO ‘SAVE RALPH’ NA PERSPECTIVA DIALÓGICA DE DA LINGUAGEM: NAS FRONTEIRAS DA IDEOLOGIA E DENÚNCIA

Autores

  • Maria Lúcia Serafim Universidade Federal de Campina Grande
  • Manassés Morais Xavier Universidade Federal de Campina Grande
  • Ewerton Lucas de Mélo Marques Universidade Federal de Campina Grande https://orcid.org/0000-0002-0289-6010

Resumo

Este artigo parte da questão norteadora: Como as animações, que abordam críticas sobre a crueldade da indústria de cosméticos, que usa animais como cobaias, podem ser um canal de denúncia? Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise dialógico à luz dos postulados do Círculo de Bakhtin, sobre o curta-metragem Save Ralph. Esta pesquisa corresponde a um estudo qualitativo de natureza interpretativa Minayo (2001); Silveira e Córdova (2009). As bases teóricas que subsidiam a análise são advindas da Teoria Dialógica da Linguagem, com contribuições de Volóchinov (2019 [1926], 2017 [1929]), Medviédev (2012) e Bakhtin (2016 [1979]), além de outros estudiosos. Os resultados mostram que os propósitos discursivos de críticas sociais neste curta-metragem apresentam denúncias que podem auxiliar a construção de uma visão mais sensível sobre a situação de animais que são submetidos a testes químicos na indústria de cosméticos. 

Biografia do Autor

Maria Lúcia Serafim, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1983) e Mestrado em Ciências da Sociedade da Sociedade pela Universidade Estadual da Paraíba (2002). Especialização em Psicologia Educacional pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Maceió (1992), Especialização em Psicologia da Personalidade pela Universidade Estadual da Paraíba (2000), Especialização em Novas Tecnologias na Educação (2009), e em Tecnologias na Educação pela Pontifícia Universidade Católica - Rio de Janeiro (2011). É Professora efetiva da Universidade Estadual da Paraíba, Departamento de Educação, Centro de Educação - CEDUC, Líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias, Educação, Mídias e Artes - GPTEMA. Coordena Projeto de Extensão Letramento Digital e Formação Docente. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: didática, educação e tecnologias digitais, TIC e processos educativos, EaD, Internet e ensino, formação de professores e letramento digital docente. Doutoranda no Programa de Pós- Graduação em Linguagem e Ensino, PPGLE/UFCG

Manassés Morais Xavier , Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande. Especialista em Tecnologias Digitais na Educação, Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo e Licenciado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Paraíba. Realizou Estágio Pós-Doutoral em Linguística na Universidade Federal da Paraíba. Professor Adjunto II de Língua Portuguesa e Linguística na Unidade Acadêmica de Letras, Centro de Humanidades, da Universidade Federal de Campina Grande (UAL/CH/UFCG) e Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE/UFCG). Membro dos Grupos de Pesquisa: Linguagem, Interação e Cultura (GELInC/UFCG); Teorias da Linguagem e Ensino (CNPq/UFCG); Linguagem, Enunciação e Interação (GPLEI/CNPq/UFPB); e O Círculo de Bakhtin em Diálogo (CNPq/UEPB). Desenvolve pesquisas tendo como referências teórico-metodológicas estudos da Teoria Dialógica da Linguagem, da Linguística Aplicada, da Educomunicação e das Teorias da Comunicação e do Jornalismo. Tem interesse por temas como formação de professores e de comunicadores sociais, leitura, análise linguística, gêneros jornalísticos e midiáticos, práticas educomunicativas e redes sociais digitais.

Ewerton Lucas de Mélo Marques, Universidade Federal de Campina Grande

Mestrando em Linguagem e Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Graduado em Letras - Língua Portuguesa pela UFCG. Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, Literatura e Língua Inglesa pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Possui aperfeiçoamento em Tecnologias Digitais na Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é Pós-Graduando em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Federal de Lavras - Faculdade de Educação, Linguagens e Ciências Humanas (UFLA-FAELCH). Os seus interesses de pesquisa são: Ensino de Língua Portuguesa; Teoria Dialógica da Linguagem e Linguística Aplicada.

Referências

BAKHTIN, M. Peculiaridades do gênero, do enredo e da composição das obras de Dostoievski. In: BAKHTIN, Mikhail. Problemas da Poética de Dostoiévski. Trad. Paulo Bezerra. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005 [1929], p. 207-310.

BAKTHIN, M. Os gêneros do discurso. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016 [1979].

BRAIT, B. Bakhtin: dialogismo e a construção do sentido. 2. ed. Campinas, São Paulo: Editora da Unicamp, 2005.

BRAIT, B. (org.). Bakthin, outros conceitos-chave. 2.ed., reimpressão. - São Paulo: Contexto, 2020.

FOSSATTI, C. L. Cinema de animação: uma trajetória marcada por inovações. In: Encontro Nacional de História da Mídia - mídia alternativa e alternativas midiáticas. 7., 2009, Fortaleza, CE. Anais do VII Encontro Nacional de História da Mídia.

LUCENA JUNIOR, A. Arte da animação: Técnica e estética através da história. São Paulo: Senac, 2012.

LUZ, F. O Movimento na Animação: Para uma Reclassificação Digital. Tese de Doutoramento em Ciências da Comunicação, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Portugal, 2013.

MARQUES, E. L. M; XAVIER, M. M. Críticas sociais na animação ‘Vida Maria’, de Márcio Ramos: da refração na linguagem à construção de sentidos. In: Verbum - Cadernos de Pós-graduação PUC_SP. v. 10, n. 1, mai. 2021a. p. 82-99. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/verbum/article/viewFile/53173/pdf . Acesso em 25/06/2021.

MEDVIÉDEV, P. N. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Trad. Sheila Camargo Grillo e Ekaterina V. Américo. São Paulo: Contexto, 2012 [1929].

MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.

SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P. A pesquisa científica. In: Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. p. 31-42.

VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017 [1929].

VOLÓCHINOV, V. Estilística do discurso literário I: o que é a linguagem/língua? (1930). In.: VOLÓCHINOV, V. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Organização, tradução, ensaio introdutório e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: 34, 2019 [1926], p. 234-265.

Downloads

Publicado

2022-12-30