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A MULTIMODALIDADE EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO: DO MEME À GAMIFICAÇÃO COMO RECURSOS PARA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Josenia Antunes Vieira
  • Samara de Souza Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2022v11i3p57-79

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal expor o papel da multimodalidade evidenciada nas práticas
de letramento permeadas pela gamificação no processo de aprendizagem de uma língua-alvo. A
utilização da gamificação suscita a elaboração de situações de letramento no ensino de línguas, para
fins didáticos. O procedimento metodológico inclui a análise recursos e de plataformas destinadas
ao ensino, ferramentas usadas para a aprendizagem. Ao observar os componentes multissemióticos
desses aplicativos, é esperado que a gamificação esteja relacionada às práticas sociais no âmbito do
letramento multimodal. Nesse processo, percebe-se como por meio da multimodalidade que a
gamificação de ambientes educacionais concorre para uma aprendizagem bem-sucedida ou mais
motivada. Acredita-se que esse fator é importante, pois expõe o aprendiz à fonte significativa
de incentivo ao aprendizado, sobretudo no âmbito da modalidade de letramento social. O aporte
teórico está fundamentado em Marcuschi (2001), Street (2014), Koch (2012), Kress (1997), Vieira
(2015), Kapp (2012), Bortoni-Ricardo (2005), Hague & Payton (2016), entre outros.
Palavras-chave: Multimodalidade; língua portuguesa; meme; gamificação; letramento.

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Publicado

2022-10-31

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Edição

Seção

Discurso, Sociedade e Multimodalidade