DIALOGISMO E ENSINO

UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A PERCEPÇÃO LEITORA DE ANIMAÇÕES NA SALA DE AULA

Autores

  • Ewerton Lucas de Mélo Marques Universidade Federal da Paraíba https://orcid.org/0000-0002-0289-6010
  • Walkiria França Vieira e Teixeira Universidade Estadual de Santa Cruz

Resumo

Esta pesquisa aborda uma metodologia de incentivo à leitura subsidiada pelas contribuições do dialogismo e do ensino, como metodologia para o incentivo da leitura a como proposta de inserção dos alunos em práticas de leituras dialógicas. O objetivo desta pesquisa propõe uma metodologia de leitura dialógica de animações que abordam questões sociais e políticas nas aulas de Língua Portuguesa (LP). Este estudo está situado no âmago das ciências humanas, no campo de investigação dos Estudos Linguísticos, por isso, possui pressupostos do paradigma qualitativo de natureza interpretativista e está fundamentada nos construtos do método sociológico do Círculo de Bakhtin. O corpus de análise desta pesquisa é composto por uma animação de natureza política intitulada “Zumbis em Brasília 2”, de autoria do artista André Guedes. A teoria que norteia essa pesquisa é a Teoria Dialógica da Linguagem, que está fundamentada no pensamento linguístico teórico e filosófico do Círculo de Bakhtin – Volóchinov (2017 [1929]; 2019 [1926]), Medviédev (2012 [1928]) Bakhtin (2005 [1929], 2016 [1952], 2017 [1970/1971]). As conclusões mostram que o dialogismo pode contribuir para a formação de leitores críticos capazes de reconhecer a leitura como sistemática, no sentido de estar em um grande sistema dialógico de enunciados que se cruzam estabelecendo sentido, contribuído para uma formação crítica.

Biografia do Autor

Ewerton Lucas de Mélo Marques, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Linguagem e Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Federal de Lavras - Faculdade de Educação, Linguagens e Ciências Humanas (UFLA-FAELCH). Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, Literatura e Língua Inglesa pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Graduado em Letras - Língua Portuguesa pela UFCG. Possui aperfeiçoamentos em Tecnologias Digitais na Educação e Tecnologia Educacional e também em Ensino Híbrido e Inovação Pedagógica, ambos pela Universidade Federal do Ceará (UFC). 

Walkiria França Vieira e Teixeira, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2016) e mestre em Linguística e Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Uberlândia/MG (2009). Cursou especialização em Educação a Distância - EaD, na Faculdade SENAC Minas de Belo Horizonte/MG (2006). Graduada em Letras Licenciatura Plena em Inglês / Português e Literaturas pela Universidade Federal de Uberlândia/MG (2009) e a graduada em Tradutor e Intérprete pelo Unicentro Newton Paiva Ferreira em Belo Horizonte/MG (1995). Atua na área de Letras / Linguística, com ênfase em Ensino de Línguas - Língua Inglesa, Inglês Instrumental, Leitura e Produção de Textos Acadêmicos e Leitura e Produção de Textos Acadêmicos em Inglês, Tradução, Educação a Distância, além de Português Língua Estrangeira e Português Instrumental.

Downloads

Publicado

2022-12-30