A CIDADE DE BISSAU EM NO FUNDO DO CANTO, DE ODETE SEMEDO

Autores

  • Antonia Edivânia Lima da Silva Canja Prominas

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2023v12i2p32-51

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar seis poemas da obra No Fundo do Canto (2007) da poeta guineense Odete Semedo, intitulados “O teu mensageiro”, “O prenúncio dos trezentos e trinta e três dias”, “Quando tudo começou Bissau não quis acreditar”, “Perdidos, desnorteados”, “Bissau é um enigma”. O livro pode ser entendido como um épico da contemporaneidade, constituído pela voz feminina que apresenta diversas falas que compõe sua poesia. A pesquisa foi realizada em fontes bibliográficas e fundamenta-se na leitura crítica dos textos de Moema Parente Augel “Cantopoema do desassossego” (2003), posfácio ao livro No Fundo do Canto, e O Desafio do Escombro: nação, identidade e pós- colonialismo na literatura da Guiné Bissau (2007), no trabalho de Monaliza Rios Silva A Guiné-Bissau No Fundo do Canto: O épico identitário de Odete Semedo (2010), na tese de doutorado da própria Maria Odete da Costa Soares Semedo As Mandjuandadi: cantigas de mulher na Guiné-Bissau: da tradição oral à literatura (2010) e estudos recentes sobre cidade através da obra Todas as cidades, a cidade (2008), de Renato Cordeiro Gomes. De modo geral, percebe-se que, na poesia de No Fundo do Canto, a voz lírica está voltada ao sentimento de como o país é apresentado e visto por seus filhos como terra fecunda e acolhedora remetendo-a a figura da mulher na sua capacidade de gerar e acolher uma nova vida dentro do seu ventre. Nesta perspectiva, Bissau é descrita como a terra que acolhe, protege e luta para que os seus não estejam desamparados e sozinhos diante do conflito militar armado que se levanta dentro da nação guineense. 

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

AUGEL, Moema Parente. O Desafio do Escombro: nação, identidade e pós- colonialismo na literatura da Guiné-Bissau. Rio de Janeiro: Garamond, 2007a.

AUGEL, Moema Parente. Posfácio: Cantopoema do desassossego. In: SEMEDO, Odete Costa. No Fundo do Canto. Belo Horizonte: Nandyala, 2007b.

GOMES, Renato Cordeiro. Todas as cidades, a cidade: literatura e experiência urbana.

Rio de Janeiro, 2008.

PAIGC, 2003. http://www.paigc.net/historia.html. Acesso em 07/10/2018, às 23h42min.

SEMEDO, Maria Odete da Costa Soares. As Mandjuandadi: cantigas de mulher na Guiné-Bissau: da tradição oral à literatura, 2010.

SEMEDO, Odete Costa. No Fundo do Canto. Belo Horizonte: Nandyala, 2007.

SILVA, Monaliza Rios. A Guiné-Bissau No Fundo do Canto: O épico identitário de Odete Semedo. Guarabira: UEPB, 2010.

Downloads

Publicado

2023-09-30