A LINGUÍSTICA E AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA DA LEITURA NO ENSINO

Autores

  • Claudia Rodrigues da Silva Nascimento
  • Allan de Andrade Linhares

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2023v12i3p46-62

Resumo

O presente artigo foi elaborado com base na III Jornada de Educação Linguística, evento organizado pelo grupo de pesquisa GPEduLing da Pontíficia Universidade Católica de São Paulo, na modalidade de minicurso, com o título A linguística e as contribuições da Pedagogia da leitura no ensino. As inquietações, quanto ao ensino e a aprendizagem neste trabalho, têm por objetivos: atribuir à escola o papel fundamental de formar o poliglota na própria língua (BECHARA, 2003, p. 13), de caracterizar a Pedagogia da Leitura dentro da Educação Linguística e de refletir como a era digital influencia o ensino da leitura. A base teórica fundamenta-se nos referenciais de Palma, Turazza e Nogueira Júnior (2008), Chartier (1999), MCrindle (2018) entre outros. Para tanto, caracteriza-se brevemente a Educação Linguística (EL) e a Pedagogia da Leitura no contexto da EL, busca-se proporcionar bases teóricas acerca da era digital e, ainda, indicar situações de leitura para a formação de leitores.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2023-12-23

Edição

Seção

Dossiê sobre Educação Linguística - Análise Linguística e Semiótica