A PEDAGOGIA DA ESCRITA EM TEMPOS DE DESINFORMAÇÃO:MECANISMOS DE ANÁLISE LINGUÍSTICA PARA A DETECÇÃO DE FAKE NEWS
DOI:
https://doi.org/10.23925/2316-3267.2023v12i3p63-761Resumo
O presente artigo resulta do minicurso oferecido pelo GPEDULING na III Jornada
de Educação Linguística, intitulada “Práticas de Análise Linguística”. O evento, de caráter
internacional, ocorreu no dia 17 de outubro e focalizou, como indica o título, diferentes práticas
de análise linguística, tema discutido pelo grupo de pesquisa ao longo de 2022 e 2023. O
objetivo geral da formação oferecida era examinar diferentes textos segundo a proposta de
análise linguística do grupo, a fim de verificar se ela pode contribuir para a detecção de fake
news. Partindo dos princípios de seleção e curadoria de informação preconizados pela Base
Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018), indispensáveis à produção de diferentes gêneros,
discutiram-se alguns conceitos como fake news e desinformação, com base em autores como
Ferreira (2021), Santaella (2020), Frias (2018), entre outros. Ao longo das discussões
empreendidas, é possível afirmar, ainda que parcialmente,